O Paisagismo e os Ambientes Saudáveis
A origem da raça humana está estreitamente ligada ao contato com a Natureza em geral, especialmente com as plantas, presentes em todos os biomas. O contato do ser humano com as plantas é fundamental para a Saúde e Bem Estar e por este motivo nos sentimos revigorados quando num jardim, na mata ou no mar!
À medida que nos distanciamos da Natureza, vivendo em ambientes urbanos, residenciais ou corporativos, nos vemos cada vez mais em busca deste contato em nossos momentos de lazer.
Para atender a esta demanda, podemos encontrar soluções maravilhosas nas grandes metrópoles, como ” A Floresta de Bolso” de Ricardo Cardim em SP, dentre outras soluções encontradas em várias cidades ao redor do mundo, com jardins verticais, cada vez mais presentes nas empresas e residências, telhados verdes, incríveis aliados na qualidade térmica de interiores, além do incentivo aos parques, verdadeiros pulmões das cidades e garantia da permeabilidade do solo.

Floresta de Bolso – Projeto Cardim Arquitetura Paisagística: http://www.cardimpaisagismo.com.br/projetos/floresta-de-bolso/
Estudos da Geobiologia e o Selo Casa Saudável / Healthy Buildings Certificate
A previsão antecipada do projeto paisagístico, garante inúmeros benefícios para a saúde e o meio ambiente. Além da beleza que emanam, muitos outros benefícios são incorporados com a presença das plantas nos jardins e interiores dos ambientes.
Trazer a Natureza para os ambientes de uso prologado, se torna um aliado na vida atual de todas as pessoas. As plantas são eficientes na purificação do ar, na absorção dos campos eletromagnéticos dos interiores, além da sua harmonia e beleza.
Seu efeito atua também sobre o sistema cognitivo das pessoas e o estudo da Biofilia comprova estes resultados.
Desde os anos 80, o biólogo americano, Dr. Edward Wilson, na Universidade de Harvard, USA, faz a relação entre o ser humano e o amor à Natureza, através da teoria da existência de uma ligação genética.
Este estudo foi publicado pela Harvard University Press (1986), na edição de “Biophilia”, com os registros da teoria de que a essência do ser humano está profundamente conectada com a Natureza, em todas as suas formas de expressão.
O elemento Natural inspira e conecta com o melhor de cada ser, trazendo resultados positivos em todas as áreas onde se encontrem, facilitando a expressão do seu pleno potencial.
Por todos estes motivos a aplicação das plantas em exteriores e interiores, são fatores indispensáveis para a qualidade de vida nos ambientes e sempre considerados pela Geobiologia Casas Saudáveis e para certificação Selo Casa Saudável/ Healthy Building Certificate!
As Plantas no Feng Shui
O uso de plantas e flores no ambiente é uma das ferramentas do Feng Shui para ativar os Guás. É uma excelente maneira de harmonizar o ambiente pelas boas energias que produz e conforme suas cores e formas, atuam inspirando paz, redução de estresse, determinação, leveza, proteção, assim melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Exemplos de plantas e flores que podem ser aplicados nos setores do Ba-guá:
Guá do Trabalho, Prosperidade e Espiritualidade:
(Orquídea lilás)
Área externa: Azuzinha e Nandinha
Área interna: Orquídea lilás e Zamioculca
Guá do Sucesso:
(Bromélia de flor vermelha)
Área externa: Maria sem vergonha
Área interna: Bromélia de flor vermelha e Bico de papagaio
Guá da Família:
(Bromélia de flor amarela)
Área externa: Ficcus
Área interna: Bromélia amarela e Palmeira Raphias
Guá do Relacionamento:
(Azaléia de flor rosa)
Área externa: Azaléia de flor rosa e Amor perfeito
Área interna: Violeta cor de rosa
Guá da Saúde:
(Orquídea de flor amarela)
Área externa: Crisântemo amarelo, Girassol
Área interna: Orquídea amarela
Guá da Criatividade e Amigos:
(Jasmim)
Área externa: Jasmim, Azaléia branca, Buxinho
Área interna: Lírio da paz e Copo de leite