
Alimentação Equilibrada
O Feng Shui pode ser um excelente recurso para estabelecer a harmonia na vida de muitas pessoas que buscam hábitos alimentares saudáveis, assim como a dieta macrobiótica.
A dieta macrobiótica é não só um modo de alimentação, mas uma sabedoria milenar que tem por base estabelecer um equilíbrio entre o homem e a natureza, a começar pela alimentação. Embora a maioria dos alimentos consumidos sejam de origem vegetal, não é uma dieta necessariamente vegetariana, podendo por vezes se valer de peixes e frango em períodos de transição.
A proposta é que a alimentação esteja integrada à vida como um todo e possa refletir a ordenação das leis naturais, das estações do ano e da evolução biológica e psíquica de cada indivíduo.

Existem princípios básicos de ordenação do universo, das leis naturais e de nosso corpo/alma, que são chamados de “Yin” e “Yang”, elementos opostos que se complementam e que simbolizam as forças feminina e masculina.
Os alimentos Yin são leves e frescos, como as frutas e verduras em geral, além de sucos e bebidas refrescantes. Fazem-nos sentir mais leves, refrescam-nos interiormente, como frutas e verduras.
Ex: maçã, uva, melancia, laranja, lima, tangerina, tofu, queijo branco, carne branca, vegetais, açúcar, café, pepino, algas, gergelim, sorvete, iogurte, água de côco, etc.
A combinação de ingredientes Yin pode acalmar pessoas que estão muito agitadas ou que têm rotinas estressantes.
Os alimentos Yang são substanciosos, como as carnes vermelhas e estimulam a circulação no organismo. São fortes, parecem aquecer-nos interiormente.
Ex: carne vermelha, camarão, pimenta, condimentos em geral, manteiga, café, vinho, bebidas alcóolicas, gengibre, chocolate, nozes, cravo, canela, ovos, sal, frituras, salgados, cereais, etc.
A combinação de alimentos Yang pode nos trazer energia e vitalidade.
Para um organismo saudável pode ser prejudicial ingerir maior quantidade de alimentos YIN, podendo resultar num desequilibrio entre o YIN-YANG no corpo, acarretando problemas de saúde, assim como a desarmonia dos órgãos com os cinco elementos pode causar doenças e distúrbios de personalidade.
Existem os elementos exclusivamente Yin, os exclusivamente Yang, e os elementos neutros, que internamente já equilibram estes dois elementos, e que são a base da alimentação macrobiótica.
- Os alimentos neutros são basicamente os cereais integrais, como arroz, centeio, trigo, aveia, milho, cevada, painço, e as sementes, como a linhaça, gergelim, semente de abóbora, de girassol, etc. O arroz integral é considerado o alimento perfeito pela macrobiótica, sendo o principal alimento da dieta.
Vale a pena ressaltar que, havendo suspeita de qualquer mal físico, primeiro deve-se consultar um médico, além de que, o uso da cor na alimentação, deve seguir dentro da dieta recomendada pelo médico.
Cores específicas de alimentos, aplicadas aos cinco elementos, (FOGO, TERRA, METAL, MADEIRA E ÁGUA ) podem ser usadas para tratar certas enfermidades como: doenças cardíacas, pulmões, fígado, problemas no baço, etc.
Os chineses acreditam que os pratos devem levar em consideração três (3) critérios: cor, aroma e sabor. As regras das cores podem ser aplicadas de duas (2) maneiras:
– para tornar os pratos mais coloridos e atraentes, tornando as refeições mais apetitosas,
– para melhorar a saúde de uma forma mística, como para curar os órgãos de uma pessoa doente.
Esta segunda consideração estabelece uma relação entre Chi (energia vital ) e cor. A cor atua como um atrativo para o nosso Chi, portanto, uma refeição deve ser além de nutritiva, saborosa, cheirosa e colorida, para que decisivamente afete a nossa saúde.
Podemos escolher ingerir alimentos Yin , Yang , ou Yin – Yang , optando pelo equilibrio harmonioso entre eles. Vai depender das nossas necessidades e do nível de equilibrio energético que desejamos alcançar.

A harmonização entre os sabores e a composição dos alimentos, individualizados para cada pessoa, pode ser feita através do estudo dos 5 Elementos comuns no Feng Shui e na Medicina Tradicional Chinesa, permite que se faça um cardápio individualizado, levando em consideração o padrão energético de cada um.
Cada organismo funciona de forma peculiar, portanto as reações e benefícios podem ser sentidos de forma diferente para cada pessoa. De uma forma geral a pessoa que adota uma “dieta com Feng Shui” sente mais disposição, tem melhora no sistema imunológico, melhora na qualidade do sono, diminuição do estresse e facilidade na recuperação de doenças.
Na Acupuntura dividem-se os alimentos de acordo com suas cores:
Vegetais verdes são bons para o fígado, para a vesícula e para o sangue; os Vermelhos para o coração e o intestino delgado; os Brancos estimulam os pulmões e o intestino grosso; os Amarelos são excelentes para o estômago, olhos, pele e baço e por último os Escuros são relacionados aos rins, bexiga, coração e a circulação.
Uma dica é observar sua pulsação; se estiver mais acelerada é necessário ingerir alimentos Yin, do mesmo modo se sua pulsação estiver menos acelerada, você estará Yin, necessitando, portanto de alimentos Yang.
É importante dizer que somente um especialista pode aconselhar uma dieta eficaz e correta. O quadro acima apenas procura demonstrar a função Yin/Yang de cada alimento e sugere uma forma de equilibrar estas energias.
Em caso de uma necessidade eficaz consulte um profissional capacitado. O ideal é procurar o acompanhamento de um médico formado em Medicina Tradicional Chinesa ou Acupunturista, para que a alimentação seja adequada a sua estrutura energética.
OBS: Os resultados são obtidos com mais intensidade se tiver aplicado a técnica do Feng Shui também na sua casa.

Para trazer mais saúde na sua vida através da alimentação:
1º- Ingerir pelo menos 2 litros d’agua por dia;
2º- Procurar conhecer os alimentos e sua classificação dentro do ciclo dos 5 Elementos.
3º- Prestar a atenção no que seu corpo diz. Os sintomas se apresentam e são a forma que nosso organismo tem para nos dizer o que está desalinhado de algum modo.
4º- Respeitar sua individualidade e seu organismo, pois todos somos diferentes uns dos outros.
OBS: Para saber mais sobre a relação entre os alimentos Yin e Yang, é recomendável a leitura do livro Culinária Feng Shui.