O efeito das cores é terapêutico e repleto de sensações. Por isso, um bom exercício para escolher a cor de um cômodo é fazer uma relação das suas cores favoritas. Observe as sensações que cada cor desperta em você ou em quem for conviver no ambiente.
A nossa casa é nosso templo e deve ser aconchegante, agradável, um local de refazimento de energias e também de paz. As paredes ficam marcadas pelos acontecimentos e vivências de seus ocupantes, então sempre recomendável renovar a energia de tempos em tempos por meio de uma pintura nova!
As sensações que algumas cores provocam:
- Vermelho – é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. A cor vermelha precisa ser bem usada, pois pode tirar o sono ou deixar a pessoa irritada.
- Amarelo – é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
- Laranja – é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.
- Verde – é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Em todas as nuances da cor verde, suas vibrações são sempre energizadoras e benéficas.
- Azul – traz equlíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
- Índigo – trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
- Violeta ou Lilás– é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. A cor violeta ou lilás, limpa e isola os ambientes.
- Rosa – trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

No Feng Shui, as cores podem ser usadas de acordo com os guás do baguá (conforme figura acima) ou de acordo com as intenções pretendidas para cada cômodo. Saiba os significados e efeitos energéticos de algumas cores nos ambientes:
Amarelo:
O amarelo representa poder e riqueza, lembrando o ouro. Também é a cor da concentração e da comunicação e associada à sabedoria relacionada a experiências anteriores e à tolerância.
O amarelo representa o elemento Terra e a sua estabilidade, acelera a energia e por isso é uma cor estimulante da alegria e da espontaneidade, transmitindo sensação de vivacidade. É uma ótima cor para ser usada no centro do Ba-guá, reforçando a saúde física e mental e também em salas de estudos e escritórios, por facilitar a concentração em provas e desenvolvimento de projetos.
Azul:
A cor azul transmite tranquilidade, harmonia e paz de maneira geral.
No Feng Shui o azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro simboliza paz e pode ser usado no Guá da Espiritualidade. E o azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao Elemento Madeira. Representa juventude e desenvolvimento.
Os tons de azul mais escuros podem ser usados nos Guás da Sabedoria, Prosperidade e Trabalho. É indicada para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaços de meditação.
Verde:
A cor verde, em todos os seus tons, é a cor do guá da Família e representa o Elemento Madeira, que se expande e leva as sementes de seus frutos e flores de um lado para outro. Fazendo florescer projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos, nascer inspirações, iniciar etapas, assim favorecendo que a casa e todas as demais áreas da vida fiquem mais harmoniosas e equilibradas.
O verde claro é ótimo para quartos – principalmente de criança. É uma ótima cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo como, por exemplo, um novo lar.
Roxo:
A cor roxo resulta da mistura de vermelho e azul, sugerindo o equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito. Roxo é uma cor conectada às energias da compaixão e das boas ações.
Também representa os grandes ideais e as pessoas de sorte, inspirando dignidade, autoridade e respeito.
O roxo também tem uma conotação espiritual e representa a profundidade das meditações e o silêncio das preces. É uma cor auspiciosa para o Guá da Prosperidade e para o Guá da Espiritualidade.
Vermelho:
É a cor da força, vigor, energia, paixão, ação, calor! O vermelho traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas e dos ambientes. É uma cor poderosa, desde os tons mais vibrantes até os mais escuros ou queimados. Também sugere proteção divina e psíquica, representando luz, fogo e poder.
O vermelho é a cor do Guá do Sucesso e da fama, regido pelo Elemento Fogo. Pode ser aplicada em detalhes nos outros ambientes, porém nos quartos pode causar insônia e irritabilidade devido a ser muito energizante.
OBS: Sua aplicação deve ser feita com o conhecimento do baguá da casa, para aplicar o vermelho nos lugares certos. caso não saiba, use apenas em detalhes.
Rosa:
A cor rosa representa o amor, a felicidade, o romance e as intenções puras.
O rosa é a mistura do vermelho com o branco, representando a união da terra e do céu, do material e do espiritual. Esta cor também é considerada uma variação do vermelho, por conter uma forma suave de energia yang (masculina), expressando alegria e jovialidade.
Nos ambientes é uma boa cor para halls de entrada, dormitórios e salas de estudo. É a cor indicada para o Guá dos Relacionamentos.
Cinza
A cor cinza representa o equilíbrio dos opostos: preto e branco se misturam para criar essa cor que pode ser um símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. É uma ótima cor para o Guá dos Amigos.
Se de um lado, o cinza parece simples, triste, sóbrio ou neutro demais, por outro pode ser uma cor moderna, harmoniosa, elegante e marcante.
Os tons podem variam entre o grafite, o metalizado, prateado, opaco, gelo e o cinza claro.
Em ambientes internos fica muito bem mesclar o cinza em qualquer tom, com detalhes coloridos ou objetos de destaque.
Preto:
O preto é a cor do Elemento Água e representa sabedoria, profundidade intelectual, despertar interior, insights e forte conexão espiritual.
Nos ambientes é uma cor que indica sensação de profundidade e pode ser muito elegante e sofisticado. No entanto, se for usado em excesso pode tornar as pessoas sombrias, deprimidas e pessimistas. Por isso, é preciso cautela com seu uso nos ambientes. O ideal é combiná-lo com cores neutras ou com o clássico branco em móveis ou detalhes e ainda para contraste, destacando cores fortes.
O preto pode ser usado em bibliotecas, salas de estudo, estúdios artísticos e no Guá do Trabalho.
Branco:
O branco representa o Elemento Metal e o Ar. Muito indicado para o Guá da Criatividade. É uma boa cor para aplicar na cozinha, área de serviço, banheiros e lavabo.
É a cor da paz, da pureza, da purificação, da espiritualidade e da limpeza. Mas também é preciso cautela com excessos, pois ambientes com predominância da cor branca podem acelerar o Chi (energia vital) e causar muita ansiedade.
O branco é ótimo para aplicar em portas, janelas e molduras. Tem a propriedade de ampliar espaços pequenos quando usado em suas paredes e tetos. Também vale usar a cor para destacar objetos e quadros coloridos.
Um comentário sobre “Cromoterapia”