O planejamento de um ambiente saudável se reflete em todos os setores de nossa vida e pode auxiliar desde a nossa saúde até o nosso processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
Com o estudo do ambiente em relação a sua localização, materiais, disposição de mobiliário, aplicação de cores, uso de plantas, espelhos e cristais, pode ser estabelecida a harmonização do local de convivência, seja na residência ou no trabalho.
Pequenas intervenções num ambiente podem resolver grandes dificuldades!
Dicas:
1) Mantenha o ambiente limpo, arejado, sempre que possível deixe a luz do sol entrar!
2) Os objetos devem estar em perfeito estado de conservação e serem utilizados ou manuseados com frequência, para que não se acumule a energia estagnada (Sha).
3) Se desfaça do que não usa mais; evite acúmulo de objetos na casa e nos armários. Os objetos de valor sentimental e que tragam boas lembranças, devem estar em local que possam ser vistos. Caso tragam lembranças tristes e não possa se desfazer deles, melhor mantê-los guardados.
4) Deixe a porta do banheiro fechada, com ralo e vaso sanitário tampados, locais por onde há maior fuga de energia.
5) Em cômodos escuros, sem luz natural, procure manter uma luz acesa ou sensor de presença.
6) Sua casa é o seu templo! Cuide bem dela e torne este ambiente o mais aconchegante possível, para ter prazer em estar lá e se abastecer de energia para as atividades de cada dia.
ARQUITETURA SAUDÁVEL NA PRÁTICA

Foto por Pixabay em Pexels.com
A Construção e Composição do Ambiente, leva em consideração os parâmetros da Biologia da Construção, nos seus diversos fatores relacionados:
-
Idealização da forma mais adequada para a função que será desenvolvida no espaço, de cores, do layout favorável para a interação entre seus ocupantes,
-
Presença de iluminação e ventilação natural,
-
Utilização de mobiliário, revestimentos e acessórios feitos com materiais saudáveis,
-
Utilização de produtos livres de compostos químicos tóxicos,
-
Qualidade da água, instalação com materiais indicados e o correto projeto de hidráulica,
-
Proteção dos campos eletromagnéticos e o correto projeto de elétrica,
-
Aplicação das plantas favoráveis ao interior e ao exterior da edificação
-
Proteção acústica dos ambientes,
-
Manutenção preventiva atóxica, referente a cada aspecto orientado para a Saudabilidade e práticas de Sustentabilidade.
-
Então podemos ter a certeza dos cuidados indispensáveis para a qualidade de vida, saúde e bem estar de todos.

Imagem: Projeto da Cozinha Mostra Casa Saudável
Na parte das energias que nutrem a vida, em sua plena harmonia, aplicamos também as técnicas da Geobiologia Casa Saudável, da Medicina do Habitat e do Feng Shui.
Cada uma delas atua de forma diferente e complementar, devendo ser aplicada em todos os cômodos da residência/edificação, para atingir os melhores resultados no dia a dia dos seus habitantes.
De qualquer maneira, seguindo as orientações das técnicas, entramos em sintonia com os padrões da Natureza, melhorando a energia dos ambientes, que se refletem na Saúde e Bem Estar de seus usuários, trazendo maior energia, disposição e criatividade, com crescente Qualidade de Vida.

(Foto: Jardim do Bosque, Casa Cor 2015 SP)
OBS:
Mensurações através de aparelhos específicos para cada aspecto relacionado, podem ser feitas no caso de edificações já construídas.
Cuide do seu espaço, cuide da sua Saúde e vivencie o Bem Estar! Viva em plenitude, com Qualidade de Vida, exercendo todo o seu potencial!
“Não se habitue com o que não faz bem!”
Tânia Fróes
@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos
Imagem: HBCPRO

