
Somos seres do Planeta Terra, também conhecido como Planeta Água, elemento predominante e a partir de onde se originaram os organismos vivos!
Não é de estranhar que a água esteja onde quer que haja vida! É um recurso natural precioso!
Nosso organismo tem cerca de 70% de água, que é responsável pela nutrição e manutenção de todos os sistemas do nosso corpo. Como elemento primordial, deve ser bem cuidado, utilizado com equilíbrio e sabedoria, porque também pode matar!
Este post traz orientações básicas para o Bem Viver no dia a dia em relação às aguas nos ambientes:
Águas Subterrâneas

As águas se conectam em todo o planeta, pelos vários caminhos na superfície e pelo interior da crosta, em um movimento constante, com direção, volume e intensidade variáveis, dependendo da topografia, do clima e estações do ano, fases da lua, uma dinâmica que deve ser avaliada para cada lugar e função. Água é Vida!
Este fluxo gera uma corrente elétrica, que quando combinada com o Campo Eletromagnético da Terra, determina locais com energia de movimento Elétrico e Eletromagnético, em áreas maiores ou menores, que são os pontos de Energia Geofísica.
O seu lugar para habitar, deve ser um “bom lugar”, onde estabelecer seus locais de descanso, trabalho e estudo, para estarem neutros das energias de movimento.
Águas de Consumo e Contato

Qual a Qualidade da Água que chega nas torneiras e chuveiro dos seus ambientes?
Muitos fatores podem alterar a pureza durante o trajeto e ainda recipientes onde são armazenadas e transportadas podem liberar substâncias comprometendo a composição original: H2O
Águas Mal Controladas

Águas poluidas, com pontos de contaminação, tratamento inadequado, falta de manutenção, descarte de químicos e sintéticos, metais pesados, radioatividade, desinformação…desafios a ajustar. Como?
O que pode e deve ser feito por cada um de nós, é o cuidado com os reservatórios e caixas dágua nas edificações, com a filtragem completa:
- Física: retirando partículas;
- Biológica: eliminando bactérias e microorganismos;
- Quimica: retirando componentes químicos e sintéticos, metais pesados, radioatividade.
Na hora de consumir água mineral em garrafinhas ou galões, é sempre indicado conferir o pH, que sempre vem descrito no rótulo com as características da fonte:
- Escolha as que tiverem valor entre 7,0pH e 9,0pH, semelhantes ao pH do nosso sangue.
- E muito importante, escolha de preferência, as envazadas em vidro, evitando o plástico, que pode liberar substâncias químicas prejudiciais a nossa saúde.

É possível e de grande valia, garantir que as águas que chegam nos seus ambientes estejam puras e cristalinas!

- Ao escolher os metais para seus ambientes como torneiras e registros e maçanetas, dê preferência aos modelos em inox, aço escovado, siliconadas ou pintadas, evitando os modelos cromados, que em sua grande maioria, ao serem manuseados, liberam cromo, metal pesado tóxico, com potencial de ser absorvido pela pele e ao longo do tempo causam doenças degenerativas.
Descuido das Águas na Construção
Além da indispensável água de consumo, existem outras maneiras da água estar presente em nossos ambientes, muitas vezes, de forma indesejável para as condições de Saúde e Bem Estar!
Atenção para:
- Falta de limpeza e manutenção, infiltrações pelo telhado, desgaste de rejuntes, tubulações danificadas, falta de circulação do ar interno, falta de vedação das esquadrias, dimensionamento incorreto de tubulação e retorno de águas servidas, vazamentos, dentre outros que precisamos eliminar.
Umidade Interna e Externa

Potencial causa de danos físicos e financeiros, requerem medidas imediatas de reparo!
Condensação

Resultado da falta de ventilação cruzada por poucas ou janelas pequenas demais, pouca ventilação e pouca iluminação, desequilíbrio na troca de calor interno e externo em ambientes selados (respiração das paredes), onde o vapor d’água se forma no interior, fica bloqueado nas paredes e vidros, se transforma em líquido, muitas vezes gerando até gotas nas paredes, que escorrem, molhando rodapés, de onde podem surgir colônias de fungos e até de cogumelos…incrível, mas acontece! Veja um registro na foto:
https://ru.dreamstime.com/cogumelo no rodapé
Nunca esqueci da casa onde morava com minha família nos anos 70…incrível, nasciam cogumelos no rodapé! Ficamos por pouco tempo; a umidade era tanta, que meu pai decidiu acertadamente, em alguns meses fomos embora!
Infiltração

A infiltração pode ser de origem externa, vindo pela chuva ou de outra edificação e logo aparece, causando estragos que se multiplicam por onde passam, só contidos com sua correção.
No interior, aparecem trazendo prejuizos e potenciais danos para a Saúde!
Em questão de pouco tempo, se não for identificada a causa e logo corrigida, surgem o mofo e bolor, com proliferação de várias colônias de microorganismos, como fungos, vírus e bactérias.
Umidade, Mofo e Bolor

Descuido das Águas Urbanas
Enchentes e Alagamentos
Falta de drenagem nos rios próximos de áreas urbanas, descarte irregular do lixo, desmatamento, concretagem indiscriminada do solo, ocupação irregular em locais de preservação da Natureza, situações que se repetem e se espalham por todas as regiões!
As consequências tem sido vistas e sentidas de perto! Repensar e fazer melhor é preciso!
- Conscientização no uso do solo!
- Descarte correto de nosso lixo, físico e orgânico!
- Utilização com respeito ao Meio Ambiente e a todos os Seres Vivos!
- Boas escolhas para ocupação do solo e dos ambientes!
Cuidados Essenciais ao Preparar a Casa após uma Enchente:

Atenção:
- Limpe e higienize completamente, os ambientes, o mobiliário e todos os utensílios e pertences;
- Limpe e higienize a caixa dágua, utilizando uma vela com 3 etapas de filtragem ou na falta desta, consuma água mineral com pH mais que 7,0 e menor que 9,0pH;
- Só volte a habitar os locais depois de estarem secos e sem poeira;
- A poeira parece inofensiva, mas ela sustenta os virus, fungos e bactérias, se tornando um agente disseminador de doenças;
- Ao renovar, escolha materiais e produtos naturais e livres de tóxicos!
Para reforçar a disposição, não se preocupe. Respire fundo e devagar por 4 vezes! A respiração é responsável pela restauração e equilíbrio do nosso corpo!
Mantenha o foco com uma música ambiente New Age ou na frequência 542Hz e maiores; estas são vibrações capazes de trazer ótimas energias para você e para o ambiente!
Faça um Plano de Trabalho!

Uma coisa de cada vez, dando prioridade para higienização e limpeza, é claro! Em seguida cuidar dos detalhes de cada cômodo, com as boas escolhas, um olhar para a Saúde e o Bem Estar!
Harmonize seus ambientes:
- Se tiver pet’s, tenha com eles estes mesmos cuidados;
- Traga plantas com flores para seus ambientes de convívio!
- As flores tem o poder de harmonizar o emocional das pessoas, favorecendo bons relacionamentos.
- As folhagens, regulam a umidade interna e muitas espécies ainda eliminam poluentes do ar!
- Dicas para escolha de plantas para o interior dos ambientes: Samambaia americana, Clorofito, Lírio da Paz, Areca bambu, Dracena fragrans, Zamioculcas, Costela de Adão, Espada de São Jorge, etc.
Bora Bem Viver – Casa Saudável

E vamos em frente! Seguindo cada dia com nosso melhor, vamos construindo uma história de superação e conquistas, rumo a Bem Viver em nossos lares e ambientes!
Como Seres da Natureza, orientamos nossos lugares para a melhor experiência de habitar, seguindo os conceitos da Casa Saudável, onde: “A Natureza é o Padrão!”
Saúde e Paz,
Tânia Fróes
Imagem; HBCPRO

