
O cuidado com a Saúde tem sido tema recorrente, em várias plataformas, muito além das áreas de estudos da Medicina. Cuidar é preciso!
Sustentabilidade:

A partir dos anos 2000, a necessidade de Cuidar da Natureza e da Preservação do Meio Ambiente, vem sendo a cada dia mais divulgada e aceita! Uma questão de sobrevivência em nossa Casa Maior, a Terra.
Tudo está ligado!
O Planeta oferece em sua dinâmica, a manutenção de tudo que há, de todas as formas e expressões, nos Reinos Animal, Vegetal e Mineral.
Em contrapartida, interferimos a todo instante nos recursos que encontramos, muitas vezes sem o devido cuidado, temos destruído o Ecossistema, desequilibrando o ritmo natural da Vida, inclusive a Humana. Além disso, tudo que trazemos para os ambientes construidos, interage conosco num primeiro momento, mas também interfere no meio externo.

- Qual a Qualidade da Água que usamos e descartamos?
- Qual a Qualidade do Ar que respiramos e liberamos?
- Qual a Qualidade do Som/Ruido, que emitimos?
- Qual a Utilização dos Recursos Naturais que retiramos do Meio Ambiente?
Em meio a todos as interferências que viemos causando inadvertidamente, surge a necessidade de aprofundar ainda em maiores cuidados. O caminho é olhar para dentro:
- Cuidar da Saúde das Pessoas, através dos Ambientes, traz um novo conceito e modo de vida: SAUDABILIDADE
Saudabilidade no Ambiente:

A Saúde nos Ambientes, passa a chamar a atenção, a partir de eventos críticos, manifestados por patologias relacionadas ao interior de determinados ambientes. A partir de 1982, após comprovação científica, a Organização Mundial de Saúde, reconhece a Sindrome da Edificação Enferma, onde as pessoas apresentam sintomas quando no interior de algumas construções.
O que podemos fazer hoje para criar Construções Saudáveis, ganha destaque a partir de eventos críticos mais recentes, desencadeados pela Pandemia Covid 19 e da necessidade de permanência em nossos lares, abrigos e locais de convívio.
Como a Saudabilidade influencia todos os Seres Vivos
1 – Implantação

A ocupação indiscriminada do solo, pode ter consequências graves, para a Saúde Humana, comprometendo todo o Meio Ambiente.
Os centros urbanos representam o principal foco de interesse da sociedade moderna, trazendo grandes desafios no planejamento da infraestrutura para manutenção dos sistemas de instalações água e esgoto, energia elétrica e eletromagnética, malha de transportes, edificações e demais serviços, na complexa rede das grandes cidades. Muitas destas se tornaram grandes lacunas da vida natural, algumas com pontos de áreas verdes, sobreviventes, chamando a atenção para valores do dia a dia, que precisam ser preservados!
E em meio ao caos urbano, continuam existindo os locais neutros de Energias Geofísicas do solo, ideais para o convívio! Encontrar o “bom lugar” para os locais de longa permanência, um privilégio para o Bem Viver, é possível e necessário!
2 – Água

O fornecimento da Água de Qualidade nos Ambientes, deve ser avaliado, para que os pontos de contato ofereçam água pura, livre de microorganismos, de elementos químicos e sintéticos nocivos.
Quando evitamos a contaminação da água onde habitamos, a água descartada segue seu fluxo levando menos tóxicos no seu descarte e retorno para o meio ambiente. Os animais e vegetais também se prejudicam quando recebem as toxinas que circulam nas águas poluidas!
3 – Ar

O Ar que respiramos é o primeiro Sistema Equilibrador da Saúde!
A troca do ar interno com o ar externo é necessária, por no mínimo 20 minutos cada vez, pelo menos duas vezes ao dia. Evitar materiais e produtos com elementos tóxicos poluidores do ar, é fundamental para manter a Qualidade do Ar interno e a nossa Saúde.
Tenha plantas naturais, purificadoras do ar e equilibradoras da umidade interna nos ambientes! Lembre de cuidar para que se mantenham saudáveis.
4 – Campos Eletromagnéticos Artificiais

Evite o excesso de exposição aos Campos Eletromagnéticos artificiais, como Torres de Antenas de Celular, Torres de Alta Tensão, Roteadores, Aparelhos de Wifi, Aparelhos Celulares e Laptops, principalmente durante a carga e evite o Forno de Microondas. Mantenha os aparelhos desligados quando não estiverem em uso.
5 – Materiais
- Ambientação

Escolha de preferência revestimentos, mobiliário, decorativos e acessórios em materiais naturais e de composição inerte para a Saúde! Hoje temos a disposição, opções modernas, bonitas e saudáveis!
- Construtivos

Os materiais utilizados nas construções fazem uma diferença incrível no conjunto da edificação!
É possível ter conforto térmico e acústico, pela escolha do sistema estrutural, envelopamento e fechamento de esquadrias, com elementos Saudáveis e Sustentáveis, que trazem uma experiência sensorial capaz de transmitir Bem Estar, Economia de Energia e de Recursos Naturais.
6 – Produtos
- Manutenção e Limpeza

Todo o cuidado feito pelas boas escolhas para o ambiente, é preservado com o uso de produtos naturais, veganos e biodegradáveis, mantendo o local nas melhores condições de Saudabilidade!
7 – Higiene Pessoal

Da mesma maneira, para seu uso pessoal, escolha produtos neutros, naturais, livres de metais pesados! As lojas de produtos naturais oferecem diversas linhas de produtos saudáveis!
Então, por favor, preserve o ambiente interno e o externo…estes químicos tóxicos intoxicam nosso corpo e poluem a água e o ar!
A importância de cuidar de cada detalhe no interior dos ambientes se reverte em benefícios incalculáveis a todos!
- Saúde Física, Mental, Emocional e em consequência, Espiritual!
- Qualidade do Sono e Equilíbrio das Funções Orgânicas!
- Maior Produtividade e Aproveitamento no Aprendizado!
- Disposição, Criatividade, Foco, Concentração!
- Bom humor, Harmonia nos Relacionamentos
- Qualidade de Vida e Bem Estar!
Para complementar, a partir do Ambiente Saudável, passamos a interagir positivamente com os ciclos da Natureza, fazendo a nossa parte para a Preservação da Vida de todos os Seres!
OBS: Para avaliar a Saudabilidade dos seus Ambientes, faça uma Consultoria Arqui tech!

Saúde é Prevenção!
Tânia Fróes
@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos
Imagem: HBCPRO
