
Quantos desconfortos e problemas de saúde já surgiram de forma inesperada, como mal estar, depressão, desânimo, dores de cabeça, enxaquecas, insônia, alergias, arritmias, baixa imunidade e outros sintomas, que são controlados e tratados com medicamentos e dietas, mas não curados? Estes e outros quadros patológicos, muitas vezes são provocados pelo ambiente onde se convive.
BEM VIVER – BEM ESTAR
São vários os aspectos relacionados ao Bem Estar:
Em primeiro lugar, está diretamente ligado ao Emocional e remete aos cinco sentidos Paladar, Tato, Olfato, Visão e Audição! Para cada um dos sentidos, vale um post específico, basedo em pesquisas científicas que comprovam a influência do ambiente em nossos sistemas: Orgânico – Mental – Emocional, validados nas áreas da Neurologia, Psicologia, Biofilia e outras.
A seguir, vamos avaliar a importância das pequenas mudanças feitas em nossos locais de convívio e sua relação com a Saúde.

O foco principal é Estar Saudável para Viver em Bem Estar!
Para alcançar e preservar a Saúde Integral, é preciso buscar o Equilíbrio com:
- Alimentação Saudável
- Atividades Físicas regulares
- Atividades Intelectuais
- Ambiente Saudável
AMBIENTE SAUDÁVEL
A constatação de que todos os componentes das construções interagem com a Saúde da Pessoas, despertou a tomada de consciência sobre a necessidade de uma nova maneira de planejar os ambientes:
Com base em padrões científicos estudados na Biologia da Construção ou Geobiologia, os cientistas Allan Lopes, Juan Saez, Robert Steller e Mariano Bueno, determinaram parâmetros para a Construção Saudável, visando as condições biológicas que promovam a Saúde no interior dos ambientes. Surge então o Selo Casa Saudável ou Healthy Building Certificate, para alcance e certificação destas condições de Saudabilidade nas edificações.
O início de uma Nova Era na Cosntrução!
Foto: Djlander Hospital por https://www.archdaily.com/
Algumas terapias incluem como auxíliar aos tratamentos, ambientes planejados para provocar o estímulo que as cores, texturas, sons e aromas favorecem, abreviando o tempo de recuperação e acelerando a cura dos pacientes. Um complemento importante através da composição dos ambientes, frequentemente usado em clínicas, hospitais e residências, com resultados expressivos no reequilíbrio da saúde.
Foto: Djlander Hospital Lounge por https://www.archdaily.com/
Este conhecimento traz a tona a importância das soluções adotadas para tudo aquilo que compoe nossos ambientes, onde habitamos e passamos regularmente longos períodos de tempo, seja de moradia, estudo, trabalho e até lazer.
COMO O AMBIENTE INTERAGE COM A SAÚDE

Além da interação emocional e sensorial que a escolha da ambientação promove nos seus habitantes, há também uma interação biológica, que pode causar desajustes no funcionamento do organismo e levar a doenças graves e até a alguns tipos de cancer.
Assim sendo, devemos avaliar o que levamos para o interior de nossos ambientes e que fará parte de nosso dia a dia. Seguem alguns fatores importantes para observar:
- A escolha dos materiais e produtos para o interior de nossos ambientes!
Muitos componentes tóxicos são adicionados para produção de peças de revestimento, mobiliário, acabamentos e acessórios, liberando COV’s, formaldeídos, metais pesados e outros químicos, na água e no ar. Estes são absorvidos pelo nosso organismo, por inalação e contato, além de serem lançados ao meio ambiente, pela água e pelo ar, com prejuizo de todos os seres vivos.

- Os produtos de limpeza também devem ser avaliados!
A maioria dos produtos traz na sua fórmula, químicos tóxicos e cancerígenos! Escolha os naturais, biodegradáveis, veganos. Atualmente temos opções de produtos que se alinham com a Saudabilidade para todos os seres e alguns podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais, mas linhas completas estão disponíveis pelo site dos fabricantes. Experimente!
ex: http://www.biowash.com.br, http://www.yvybrasil.com, http://www.terpenoil.com.br, dentre outros.

- Tenha “plantas naturais” nos ambientes!
Se trata de Vida! Evite as plantas artificiais, são práticas, fáceis de cuidar; as plantas preservadas são bonitas, mas são inertes. As Plantas Naturais, além da beleza, tem a função de equilibrar a umidade interna e ainda absorvem vários tipos de tóxicos existentes no ar, conforme a espécie. São grandes aliadas para o Bem Estar das Pessoas.

- Cuide do lugar onde você dorme!
Ter Sono de Qualidade é indispensável para sua Saúde e Bem Estar! É durante as horas de sono profundo que são produzidos os hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo e para regeneração das energias de todo nosso complexo sistema funcional.
Garanta um ambiente silencioso, totalmente escuro, confortável, desconectado e protegido de campos eletromagnéticos em geral, principalmente livre de microondas, emitidos por celulares, laptops, roteadores, e aparelhos de wifi. Desligue da tomada!
A maioria dos casos de insônia está relacionada com um ou mais destes fatores.

São muitos detalhes em cada elemento que constitui os ambientes e cada um faz diferença!
Observe seus espaços e como se sente neles. Naturalmente temos a capacidade de perceber se um lugar faz bem ou não. Se algo incomoda, faça diferente, uma coisa de cada vez. As grandes obras se fazem com cada tijolinho!
As dicas acima são um início, para auxiliar na preparação do seu ambiente. Bem habitar faz parte do Auto Cuidado, a base para o Bem Estar! Cuide da Saúde!
PS: Caso queira fazer uma avaliação profissional do seu ambiente, agende uma consultoria Arqui Tech.
A Arquitetura Saudável Cuida de Você!
Tânia Fróes
@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos
Imagem: HBCPRO


