
As cores são percepções visuais captadas pelas células cones dos nossos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões e as levam direto ao sistema nervoso, ou seja, as cores nada mais são que uma interpretação visual de como a luz é refletida pelas superfícies.
Na verdade, as cores que enxergamos são fabricadas pelo nosso cérebro, não existindo realmente.

Imagem: https://neilpatel.com/br
O conhecimento da psicologia das cores nos ajuda a entender os sentimentos, ideias e comportamentos, que são desencadeados em nosso cérebro através das cores que nos cercam.
O professor americano Robert Plutchik tentou mapear este universo complexo.
O trabalho dele deu origem à chamada Roda de Emoções, uma estrela de oito pontas, na qual cada uma dessas representa um sentimento primário com pares opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e desgosto, antecipação e surpresa.
Plutchik propôs que essas emoções “básicas” são biologicamente primitivas e têm evoluído para aumentar a aptidão reprodutiva dos animais. Ele defende a primazia destas emoções, mostrando cada gatilho de comportamento com elevado valor de sobrevivência, tais como o medo que inspira luta ou fuga. Para ele, o conceito de emoção é aplicável a todos os níveis evolutivos e se aplica a animais, bem como para os seres humanos.
Uma outra ideia é que “as emoções servem como um papel adaptativo para ajudar os organismos a lidarem com questões de sobrevivência decorrentes do meio ambiente.“
Na avaliação dele, apesar de poderem ser expressas de forma totalmente distinta nas diferentes espécies, existem certos elementos comuns, ou padrões que podem ser identificados. Segundo ele, todas as emoções podem existir em graus variados de intensidade e níveis de excitação.
Como estas influências se refletem no comportamento das pessoas em relaçao aos ambientes?

Robert Plutchik acreditava que a emoção desempenha um papel fundamental na sobrevivência humana, considerando que há relação entre emoções, cognição e comportamento.
Por exemplo, pode ser usada em Clínicas e Hospitais para estimular a recuperação e dos pacientes; nos ambientes Corporativos, a cor é fundamental para um espaço de trabalho agradável, que estimule positivamente a produtividade das equipes e desta forma, aplicando cada cor conforme a intenção para cada tipo de ambiente.
Avaliando a psicologia das cores, podemos prever de que maneira cada cor estimula nosso comportamento e definir a escolha daquela que melhor trouxer o resultado que buscamos.
Veja abaixo algumas dessas reações em espectro mais amplo:
- Vermelho: paixão, desejo, ira, energia e excitação
- Preto: sofisticação, negação, elegância e formalidade
- Azul: espiritualidade, lealdade, fé, tranquilidade e confiança
- Amarelo: conhecimento, sabedoria, alegria, otimismo e esperança
- Rosa: saúde, felicidade, amor, inocência e charme
- Marrom: confiabilidade, estabilidade e simplicidade
- Branco: proteção, respeito, pureza, limpeza e paz
- Roxo/Violeta: realeza, erotismo, sabedoria, conhecimento e sensibilidade
- Verde: perseverança, autoconsciência, tenacidade, orgulho e vigor
- Laranja: energia, humor, calor, vibração e entusiasmo
- Dourado: riqueza, calor, preciosidade e opulência
- Prata: fascínio, suavidade, maciez e elegância.

A partir das Cores Básicas:
Azul
Conforme a psicologia das cores, o azul favorece a conexão com a mente e com o foco para produção de resultados. Estimula também a uma maior noção de seriedade e profissionalismo.
Amarelo
Cor ligada à criatividade, a disposição e ao otimismo, estabelece conexões diretas com as emoções. Suas características podem incentivar a coragem de mudar e da iniciativa de soluções criativas.
Vermelho
A cor que estimula o corpo. As atividades ligadas ao exercício físico são incentivadas cor vermelha. É uma boa escolha também para espaços que requerem ação, porém evitando excessos para não causar estresse.
Verde
A cor verde e suas várias tonalidades estão relacionadas ao equilíbrio, centramento, calma e segurança. Indicado para ambientes onde ocorrem decisões importantes como transações comerciais ou reuniões de negócios.
Laranja
Uma cor com o poder de restaurar, estimular e trazer vitalidade. O laranja é uma ótima opção de cor para ambientes reunião de pessoas como halls e salas de espera.
INFINITAS POSSIBILIDADES
Na sua riqueza de tonalidades e combinações, escolha a cor de acordo com a função do ambiente!

A dica para trazer um pouco de cor, sem excessos, nos ambientes, é optar pela cor aplicada em objetos decorativos ou em mobiliários como cadeiras e painéis.
O equilíbrio no uso das cores, pode levar o seu espaço a se tornar um local ainda mais agradável e acolhedor, adequado para passar grande parte de cada dia com Bem Estar, estimulando os melhores resultados.
No Quarto Infantil são recomendadas Cores Suaves:

Em uma Cozinha Residencial, local da produção de alimentos, reunião das pessoas para trabalho, nutrição e lazer, as cores que estimulam Energia em tons Suaves, são bem vindas:
Foto: Cozinha Mostra Casa Saudável
Evite ambientes monocromáticos, que podem levar ao desãnimo e à depressão!

E neste universo maravilhoso das cores, lembre sempre de escolher a Temperatura de Cor para a Iluminação, de acordo com a atividade que vai realizar!
- Luz Amarela predispõe ao acolhimento, relaxamento e descompressão
- Luz Neutra ideal para leituras e estudo
- Luz Fria predispõe ao trabalho, com foco e concentração
As Cores se relacionam ainda com as Notas da Escala Musical:
https://elenisecasale.blogspot.com/
As Cores sempre foram fonte inspiradora para artistas de todos os tempos – um enigma estudado que ainda não foi totalmente desvendado e o Som, uma vibração harmônica, fonte da Criação! Não por acaso, a música também influencia as nossas emoções!
Quando um raio de luz mergulha sobre um cristal, o esplendor das cores se dispersa ao seu redor, iluminando o espaço em raios multicoloridos! Quantos mistérios se escondem atrás desse fenômeno simples e ao mesmo tempo tão complexo para se representar uma tela ou compor um ambiente!
As cores definitivamenter mexem com as nossas emoções. O poder que se irradia de uma simples visão pode transformar nosso humor, motivar novas atitudes, inspirar emoções e mudar o nosso estado geral. Entender essas variações e seus estímulos para aplicá-la nos ambientes é um dos desafios do Dom de Criar Espaços que promovam Qualidade de Vida e Bem Estar. Cuide da Saúde!
A Arquitetura Saudável Cuida de Você!
Tânia Fróes
@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos
Imagem: HBCPRO




