O que você precisa saber sobre Asbestos – Amianto

https://roofreplacementnewcastle.com.au/

ASBESTOS OU AMIANTO

Um material insalubre, de fabricação proibida, mantido até os dias de hoje, em telhados e caixas d’água de várias construções antigas, vem sendo manuseado frequentemente sem os cuidados de proteção necessários:

– O uso de máscaras, óculos e luvas – Equipamentos de Proteção Individual {EPI)

– Descarte em locais adequadamente protegidos

https://planuseng.wixsite.com/

Na imagem acima, correto manuseio do material com uso de máscara, óculos e luvas de proteção.

https://www.airsafe.net.au/news/asbestos-roofs-know-the-risks/

No Brasil ainda se encontram construções que mantém o uso do amianto em todas as regiões do país.

O Asbestos ou Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos. Essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), caixas d’água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico.

A vasta utilização do amianto é explicada por suas propriedades: resistência ao fogo e à corrosão, pouco peso e baixo custo de produção.

O material de cobertura de amianto era bastante popular na década de 1940. Era superior a outros materiais de cobertura disponíveis na época em todos os sentidos, pois era forte, resistente às condições climáticas, resistente ao fogo e econômico. Infelizmente, o amianto começou a se decompor e liberar fibras de amianto mortais no ar ao longo do tempo. Essas partículas microscópicas penetram nos pulmões e causam vários problemas sérios às pessoas e aos seus animais de estimação. Os telhados de amianto foram proibidos em 1985, quando novas informações foram descobertas sobre os sérios riscos à saúde causados pelo amianto.

Os resíduos de amianto são classificados como “resíduos perigosos” (Classe I; F41, Anexo A da NBR 10004/2004), código ONU 2590. 

Foto: @arquitechdesignbr.com

Pasmem…reformas e reparos vem acontecendo por toda parte, onde além da falta do material de proteção adequada para o profissional, a limpeza da superfície que irá receber pintura, está sendo feita sem o menor cuidado:

  • As partículas de asbestos estão sendo varridas junto com a poeira, que se dispersa pelo ar, comprometendo a saúde das pessoas e dos animais em todo o entorno da obra, além do grande risco para a saúde do funcionário no local! A foto acima é de uma reforma atual e foi o que motivou o tema deste post.

Foto: https://www.expatforum.com/threads

A inalação do amianto é considerada extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. A sua ingestão é portanto muito nociva!

A presença deste material em nossos ambientes de convívio deve ser extinta por completo!

Acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão em trabalhadores que são expostos diariamente a essa substância, como: mineiros, trabalhadores da construção civil, profissionais que precisam manipular o amianto e mecânicos que trabalham com freios.

A gravidade da exposição a este material é reconhecida pelos órgãos internacionais de saúde, porém na prática, se encontra em várias construções e parece ser inofensivo, pelo fato do câncer só ocorrer após longos períodos de exposição, ou seja, os sintomas podem levar até 50 anos para aparecer.

COMO E ONDE DESCARTAR ASBESTOS

Durante seu manuseio, o ideal é evitar a fricção para que não ocorra concentração de partículas acima do limite tolerável — conforme a Legislação Brasileira permissão até 2 fibras/cm3.

O material deve ser acondicionado de maneira controlada, separando estes materiais dos demais resíduos, envolvendo-os com plástico resistente e etiquetando a embalagem com a informação que contém amianto.

Caso ocorra a quebra do material, os resíduos precisam ser armazenados em big bags especiais ou dentro de tambores. As diretrizes para realizar adequadamente todo o procedimento são detalhadas na ABNT NBR 12235 — Armazenamento de resíduos sólidos perigosos.

O material recolhido é enviado para aterro classe I, que recebe resíduos perigosos.

  • Em alguns estados, existe uma burocracia adicional por se tratar de elementos nocivos à saúde. “Em São Paulo, é necessária uma carta de anuência do destino final para obtenção do CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental)”.
  • O seu transporte deve ser realizado por empresa licenciada, para lidar com substâncias deste tipo.
  • Um grande obstáculo encontrado na etapa de destinação é a falta de áreas preparadas para lidarem com o amianto. No país, não existem aterros industriais públicos de classe I e os privados cobram valores elevados para receber o material.

OBS: Outro problema bastante comum são as pequenas obras de reformas, onde muitas vezes o responsável acaba descartando os materiais perigosos em uma caçamba comum e assim, o amianto recebe a mesma destinação dos demais entulhos.

Para evitar a situação, as Prefeituras são obrigadas por lei a fornecer serviços de coleta de resíduos com amianto. Quando finalmente o amianto chegar ao aterro, é enterrado de maneira controlada.

Foto: https://abcreporter.com.br/

Informações no artigo da Fundação Oswaldo Cruz, RJ abaixo:

Leia mais: O que você precisa saber sobre Asbestos – Amianto

Uma Casa Saudável é livre de Asbestos! Cuide da Saúde!

Precisando de orientações para seus ambientes, faça uma Consultoria Arqui Tech!

Tânia Fróes

@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos

Imagem: HBCPRO


Deixe um comentário