
Os níveis de umidade interna desempenham um importante papel na Saúde das Pessoas em seus Ambientes, principalmente aquelas com predisposição a asma ou alergias.
As condições do clima na região, a orientação, a definição de vãos e os materiais que constituem a edificação, tem grande influência no resultado percebido no interior das construções.

Em locais de extrema umidade ou de muito baixa umidade, faça uma avaliação no local para definir outros métodos a serem adotados.
A presença de plantas no interior dos ambientes, ajuda a regular a umidade interna e são muito bem vindas!
Alguns fatores das construção, contribuem para definir a condição no interior dos ambientes.
- Prefira construir em áreas de solo afastados de águas subterrâneas ou muito próximos de superfícies molhadas, como corregos, riachos, mangues e até mesmo praias. Locais de implantação com excesso de umidade do solo, favorecem a umidade interna.
- A troca de ar do interior com o exterior das construções faz toda a diferença na Saudabilidade dos ambientes. Cuide que haja Ventilação Cruzada nos cômodos.
- As paredes das construções devem respirar! A troca de calor do interior com o exterior evita a condensação nos ambientes e favorece a Qualidade do Ar interno.
- Escolha materiais que permitem a impermeabilização das estruturas e superfícies sem bloqueio da troca de calor interno com o externo! Existem produtos impermeabilizantes e higroscópicos!!
Atenção:
A combinação de fatores como solo úmido e ar externo úmido, paredes seladas, sem troca de calor, em regiões de grande amplitude térmica, tendem a produzir excesso de umidade e a formação de condensação no interior, gerando ambientes insalubres.
Gráfico de Umidade e Temperatura

https://www.iqhome.org/indoorairquality
Baixo nível de umidade
Baixo nível de umidade leva ao ar seco, que aumenta a possibilidade de pegar vírus como gripe, pode agravar o eczema e pode levar a pele seca.
Maior nível de umidade
Um nível mais alto de umidade cria um ambiente ideal para ácaros e mofo, que são gatilhos para alergia e asma.
Os ácaros gostam de temperaturas moderadas e um nível de umidade acima de 70%. Eles podem ser encontrados em roupas de cama, pisos e móveis.
O mofo cresce em áreas com períodos mais longos de umidade. A má ventilação pode levar ao crescimento de fungos, especialmente em banheiros.
Gráfico de Conforto Ambiente e Umidade Relativa

O que é Umidade Saudável?
A umidade relativa é uma maneira de descrever quanta umidade (ou vapor de água) existe no ar, em comparação com a quantidade máxima que o ar pode conter nessa temperatura. O ar quente pode conter mais vapor de água do que o ar frio.
Recomenda-se manter a umidade relativa interna entre 30 e 50 por cento, se possível. As pessoas normalmente acham uma umidade relativa entre 30 a 60 por cento mais confortável.

Se os níveis de umidade forem muito altos, você corre o risco de:
- Crescimento de fungos e bactérias
- Condições abafadas
- Desconforto geral
Se os níveis de umidade forem muito baixos, você corre o risco de:
- Pegar um resfriado ou infecção
- Pele seca e com coceira
- Danos na madeira, pintura ou revestimento de sua casa
O que você pode fazer
Avaliação profissional para cada construção é a melhor decisão, mas também é possivel verificar a umidade em sua casa usando um higrômetro e estes estão muitas vezes incluídos em termômetros ou relógios.
https://www.dino626environmental.com/
A ventilação e circulação de ar, melhorada pela presença de janelas com grandes vãos pode ser um método barato e eficaz de reduzir a umidade, mas se a umidade for maior do lado de fora do que dentro, apenas abrir as janelas provavelmente aumentará a umidade interna.
Observe também se há muita condensação interna nos ambientes, o que favorece o surgimento de mofo, desenvolvimento de fungos, bactérias e bolor, prejudicando a qualidade do ar., especialmente se forem locais de longa permanência, como quartos e salas de escritórios.
Mantenha janelas abertas e se for preciso, use exaustores em banheiros e lavanderias, pois os chuveiros quentes e as secadoras podem aumentar drasticamente a umidade relativa. Essas áreas são frequentemente mais propensas ao crescimento de mofo. Cuide que os ventiladores de extração sejam limpos regularmente.
Os condicionadores de ar refrigerado geralmente possuem funções de desumidificação integradas que podem ser usadas para gerenciar os níveis de umidade. Cuide da manutenção indicada pelo fabricante, geralmente recomendada troca do filtro a cada seis meses.
O uso de desumidificadores também pode extrair a água do ar e reduzir a umidade interna, porém a melhor solução é adaptar a sua morada e dispensar o uso dos aparelhos de correção.

Por fim, não deixe que a umidade interna se reduza muito, outros danos podem chegar na forma de ressecamento de mucosas, dos olhos, gripes, resfriados e problemas de pele.
A Qualidade do Ar Interno está diretamente relacionada com a Qualidade de Vida nos Ambientes, afinal, a Respiração é o Primeiro Sistema Regulador da Saúde!
Para maiores informações e soluções personalizadas, faça uma avaliação pela Consultoria Arqui Tech! Bem Estar e Qualidade de Vida através dos Ambientes!
Cuide da Saúde!
A Arquitetura Saudável Cuida de Você!
Tânia Fróes
@arquitechdesignbr @ceyen_de_ayttos
Imagem: HBCPRO

