O que você precisa saber sobre a Construção Saudável

Foto por Pixabay em Pexels.com

Muito divulgada atualmente, a Construção Saudável sugere pelo próprio nome, o objetivo em proporcionar Saúde através do Ambiente Construido. Envolve o conhecimento da interação biológica segundo os produtos e técnicas aplicadas em todas as etapas de execução da obra, instalações elétrica e hidráulica, incluindo o layout, revestimentos, mobiliário, paisagismo e complementos dos ambientes.

Além de todos estes aspectos, a Construção Saudável abrange a aplicação de metodologias e técnicas para atender aos parâmetros de Sustentabilidade, com benefícios ao Meio Ambiente, como a restauração do Equilíbrio Ecológico, indispensável para a Saúde do Planeta e de seus habitantes: o Ser Humano, os Vegetais e os Animais.

Foto por Max Vakhtbovych em Pexels.com

A aplicação destes conhecimentos define o novo conceito de Edificação para a Construção Civil:

SAUDABILIDADE

O que construimos hoje, impacta o mundo que teremos amanhã!

As edificações na Construção Civil tem previsão de longa vida útil, com influência direta e de diversas maneiras em nossas vidas:

  • Consumo de carbono da atmosfera,
  • Equilíbrio dos ecossistemas
  • Padrões de comportamento e modo de vida de seus habitantes
  • Saúde Física, Emocional e Financeira das sociedades

O que escolhemos para nossa vida?

Foto por Ryanniel Masucol em Pexels.com

CONSUMO DE CARBONO DA ATMOSFERA

Questão principal: a real necessidade de mudança de padrões, a garantia de um futuro harmonioso para todos!

Foto por Pixabay em Pexels.com
Foto por Pixabay em Pexels.com

Existem incentivos governamentais, como financiamentos pelo Banco Mundial por aplicação de sistemas construtivos e utilização de materiais para Arquitetura Positiva, onde possa haver menor consumo de carbono da atmosfera durante a vida útil dos empreendimentos.

Algumas empresas já aderem a estas práticas, a partir de estudos iniciados nos EUA e na Alemanha, motivando a nova perspectiva da construção, principalmente após os anos 2006 e 2007, sendo aplicados a seguir em paises como Canadá, Áustria, Espanha, Reino Unido, França, Itália e mais recentemente Nova Zelândia, Austrália e Brasil.

No entanto mesmo nestes paises, a maioria das empresas e profissionais não aplicam os conceitos da Saudabilidade, seja por desconhecimento de todo valor agregado, incluindo o retorno financeiro, ou simplesmente por resistência às Inovações.

EQUILÍBRIO DE ECOSSISTEMAS:

Se trata de Conscientização: pequenas mudanças praticadas por cada indivíduo podem trazer enormes resultados!

Foto por Tom Fisk em Pexels.com

Construção Saudável:

Com menor geração de resíduos tóxicos na Água e no Ar, respeito à Vegetação Nativa, Ocupação do Solo de modo responsável, menor geração de lixo, biodegradável e não degradável, reciclagem de materiais não degradáveis, redução do consumo energético pela promoção de Conforto Ambiental Térmico, Acústico e Lumínico e ainda, a utilização de materiais saudáveis e regionais, com aplicação de técnicas construtivas que priorizem a aplicação dos materiais naturais e redução no uso de materiais sintéticos, prevendo projetos de menor impacto ambiental, com gestão de resíduos da construção e contrapartidas sociais no seu entorno!

PADRÕES DE COMPORTAMENTO E MODO DE VIDA

O ambiente construido influencia no comportamento e nos hábitos de seus usuários: tendemos a desenvolver padrões repetitivos de acordo com a distribuição do espaço interno e externo

Foto por Tiff Ng em Pexels.com

O layout e volume das construções sugerem a maneira como nos relacionamos com familiares e colegas, pelo trajeto dos interiores e sua distribuição nas edificações, interna e externamente, gerando hábitos e atitudes repetitivas que se refletem em nossos relacionamentos e em nossa vida.

SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E FINANCEIRA

Estes são os três pilares da Construção Saudável: interferem em todos os aspectos da nossa vida, a nível Pessoal e como Sociedade!

Aqui os estudos se aprofundam nas áreas da Biologia da Construção, envolvendo estudos da Neurociência e da Biofilia, pela interferência nas funções biológicas e sensoriais que o ambiente construído pode causar em relação à Saúde de seus usuários e na possibilidade do desempenho de seu maior potencial, influenciando sua vida pessoal e profissional, com resultados comprovados na geração de recursos, que o conjunto de todos estes fatores pode trazer!

Foto por Alexander Suhorucov em Pexels.com

Pesquisas científicas se desenvolvem há décadas, comprovando a relação positiva da Construção Saudável com a Saúde em geral, a Qualidade do Sono, Foco, Produtividade, Desempenho Cognitivo, Fidelização de Equipes e de Clientes, com Retorno Financeiro na vida pessoal e profissional de usuários, no resultado de empresas, pela promoção de Qualidade de Vida e Bem Estar de todos.

Alguns exemplos:

Imagem: Researches by https://www.sydney.edu.au/

Fonte: Vertical Garden, Brazilian Plants for a Greener World, disponível em <https://www.sydney.edu.au/research/research-impact/health-and-wellbeing.html&gt;, acesso em 04/11/2019

Imagem: Corporate Welness Program by https://www.ekincare.com/

Fonte: Mental Health and Well-being support help your employees stay mentally fit and happy with proper support, disponível em <https://www.ekincare.com/services#mental-health&gt;, acesso em 06/06/2020

O que escolhemos para o nosso futuro?

Foto por Tim Douglas em Pexels.com

“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!”

Tânia Fróes

@arquitechdesignbr

Imagem: HBCPRO

Deixe um comentário