Iluminando suas plantas e sua vida

Image: Green Walls by https://www.anythinggroes.com/portfolio/green-walls/

O amor à Natureza, estudado e reconhecido pela Biofilia, quando aplicado aos ambientes traz muitos benefícios para o Ser Humano!

A presença da Natureza no seu local de convívio, residencial ou profissional, é mais que uma tendência, é uma necessidade nas construções. Importante observar, que para se alcançar os resultados pretendidos e divulgados, é preciso cuidar de alguns aspectos:

Os passos para ter sucesso neste empreendimento:

1 – Avaliar as condições de luz, temperatura e fluxo de ar no ambiente, para a seleção de plantas tropicais naturais, saudáveis e adaptáveis ao seu entorno. Se necessário no local onde as plantas vão estar, especifique a iluminação artificial adequada, conforme a necessidade das espécies escolhidas.

2 – Observar revestimentos de piso, parede e móveis para fazer as especificações dos elementos decorativos.

3 – No caso de ambiente não residencial ou com áreas muito extensas, é importante ter um serviço de paisagismo profissional garantido, oferecendo visitas regulares de técnico treinado e certificado, que regará, podará, limpará, fertilizará e cuidará das plantas. Com este serviço, poderá substituir qualquer planta que precise de cuidados para permanecer saudável e atraente. Plantas doentes podem emitir substâncias tóxicas ao ambiente.

Foto por Ketut Subiyanto em Pexels.com

POR QUE PLANTAS VIVAS?

Naturalmente, as plantas têm a capacidade única de humanizar os ambientes, de estimular a produtividade, estimular a mente para criatividade, além de purificar o ar interno.

Estudos da Nasa, identificam algumas espécies de plantas segundo o tipo de poluentes e tóxicos que absorvem, descritas no post anterior deste blog:

O Cuidado com as Plantas:

https://arquitechdesignbr.com/2020/09/10/o-cuidado-com-as-plantas/

Estes estudos indicam cinco plantas como mais favoráveis para uso em paredes verdes. São elas:

  • Filodendros de folha de coração (Philodendron hederaceum);
  • Dracaenas de pé de milho (Dracena fragrans);
  • Filodendros de orelha de elefante (Alocasia macrorrhizos);
  • Plantas de aranha (Chlorophytum comosum);
  • Hera inglesa (Hedera helix).

Ao trocar dióxido de carbono velho e outras toxinas prejudiciais, por oxigênio fresco, as plantas vivas limpam o ar que respiramos. Existem vários estudos comprovando que a remoção de tais poluentes diminui o absenteísmo e contribui para a saúde geral.

Além destes, vários estudos se desenvolvem há anos, comprovando o aumento da Produtividade em ambientes com presença de Plantas e outros elementos da Natureza, como de Materiais Naturais e Iluminação Natural.

Um destes estudos é dos professores James HeskettEarl Sasser e Leonard Schlesingerda Harvard Business School, EUA. O trabalho provou cientificamente que a motivação interna dos funcionários e a lealdade do cliente estão intimamente ligadas e aumentam consideravelmente a Produtividade. Concluiram:

Funcionários motivados são mais engajados e criam mais lealdade do cliente

OUTROS BENEFÍCIOS:

Plantas exuberantes e vibrantes, aumentam a interação entre as pessoas, aumentam o moral dos funcionários e a impressão positiva que os ambientes transmitem aos visitantes e colaboradores.

As plantas são uma parte vital de um ambiente, seja residencial, trazendo Bem Estar ou de escritório profissional, fornecendo o toque final ao ambiente de negócios. As plantas vivas podem revitalizar seu espaço de trabalho!

Foto por Alexander Suhorucov em Pexels.com

Paredes Verdes também protegem o espaço contra variações de temperatura, uma vez que as plantas atuam como um isolamento térmico totalmente natural, economizando energia.

Se a energia de um edifício é gerada a partir de combustíveis fósseis, isso ajuda a reduzir sua dependência de fontes de energia impuras, beneficiando o Meio Ambiente em geral.

As pessoas em contato com as plantas têm uma ingestão mais rica de oxigênio, com alívio da fadiga e do estresse. Além de melhorar as condições de Saúde, também são conhecidas por renovar o ambiente ao nosso redor!

As plantas reduzem a poluição e reduzem também o ruído, tornando o local de trabalho mais tranquilo.

JARDIM VERTICAL:

Os Jardins Verticais são uma ótima maneira de trazer vegetação para um espaço interno, mesmo em pequenas áreas, sendo cada vez mais adotados em espaços comerciais e residenciais.

Apropriados para espaços internos e externos e podem ser independentes ou fixados na parede. Podem ter todas as formas e tamanhos, sendo muitas vezes complementados por telhados verdes.

Os lugares mais comuns onde são aplicados:

  • Hotéis;
  • Residências e Condomínios de alto padrão;
  • Prédios Administrativos e Governamentais;
  • Espaços Comerciais;
  • Museus.

No entanto, Jardins Verticais podem ficar ótimos em qualquer ambiente, se tornando um diferencial no projeto.

Image: Photo by https://www.anythinggroes.com/portfolio/green-walls 4

CUIDADOS:

Iluminação da Parede Verde:

Para oferecer as condições de iluminação que as espécies precisam, de modo a se manterem saudáveis no ambiente interno, é indicada a utilização de fontes luminosas com tecnologia Led, que não emite calor para as plantas, devendo ser preferencialmente posicionadas acima da parede verde, simulando a iluminação natural.

Atualmente, existem fabricantes que produzem iluminação especial para plantas, da categoria Bio Iluminação (Luxion), além de lâmpadas que simulam a variação da Temperatura de Cor do sol ao longo do dia, conforme o Ciclo Circardiano. Benefícios para as Plantas e todos os Seres Vivos!

Curva de Sensibilidade Espectral:

PROJETO LUMINOTÉCNICO:

“Existem parâmetros especiais a serem considerados ao iluminar uma Parede Verde, que sendo executados corretamente, proporcionam um grande impacto visual, com resultados muito favoráveis.”

  • As plantas precisam produzir clorofila para que a fotossíntese possa ocorrer, transformando a energia da luz em alimento para sua vida e o crescimento.
  • Para produzir clorofila, as plantas precisam de luz na parte laranja-avermelhada do espectro em torno de 640-660 nm.
  • Para fotossíntese, o requisito está na parte azul em torno de 430-440 nm.
  • A parte verde-amarela do espectro é menos importante para o crescimento das plantas; na verdade, a maioria desses comprimentos de onda não é absorvida, mas refletida pela maioria das plantas e por este motivo a visibilidade das plantas nos parece verde.
  • Para conseguir uma impressão atraente da sua Parede Verde, devem ser usadas fontes de luz de Espectro Total que geram luz branca.
Image: Photo by https://www.anythinggroes.com/portfolio/green-walls and mosso walls

Há uma diferença significativa entre a iluminação paisagística e a iluminação de Paredes Verdes.

Na iluminação paisagística ou de horticultura, é necessário atingir um forte crescimento das plantas, ao passo que para as Paredes Verdes, um forte crescimento não é o resultado desejado. Portanto, um maior conteúdo de radiação ultravioleta ou violeta no espectro não é necessário, sendo até mesmo indesejável, porque faria com que as plantas crescessem muito, resultando em manutenção adicional.

É preferível conservar as plantas da sua Parede Verde em bom estado de saúde, sem crescimento forte.

Com todos estes benefícios, vale trazer as plantas para seus ambientes! Cuide com carinho, são seres vivos, desempenhando um papel muito significativo para nossa Qualidade de Vida e Bem Estar!

Para garantir que sua Parede Verde (Jardim Vertical) se mantenha saudável e com as melhores técnicas de manutenção, é indicado que se faça um Projeto Luminotécnico especializado!

Foto por Jou00e3o Jesus em Pexels.com

“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!”

Tânia Fróes

@arquitechdesignbr

Imagem: HBC PRO


Um comentário sobre “Iluminando suas plantas e sua vida

Deixe um comentário