Como a Iluminação influencia a Saúde e a Qualidade de Vida I

Foto por Jill Wellington em Pexels.com

Bem sabemos que a Natureza mantém a vida em perfeito Equilíbrio e Ritmo, atuando em Ciclos sobre todos os Reinos: Mineral, Vegetal, Animal e Hominal.

Em relação a nós, Seres Humanos, sabemos que o organismo deve se recuperar durante a noite, em ambiente adequado, silencioso e escuro, para a possibilidade do descanso completo, com as fases profundas do sono (REM), quando acontece a maior produção de hormônios para a regeneração celular, mantendo o Equilíbrio da Saúde e preparando o corpo para as atividades do dia: Ritmo conhecido por Ciclo Circardiano.

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

Hoje em dia e cada vez mais, nem sempre conseguimos adaptar a rotina da vida aos Ciclos da Natureza, mas podemos e devemos aplicar os conceitos de Saúde nos Ambientes, utilizando a tecnologia a nosso favor.

É possível manter a dinâmica das atividades em ambientes internos e a Saúde, através de soluções simples, apenas pela previsão de Espaços com Janelas e ainda, no caso de ambientes sem janelas, pela aplicação da tecnologia com Lâmpadas Circardianas ou Dutos Prismáticos.

Foto por Alex Qian em Pexels.com

Os Sistemas das Lâmpadas Circardianas trazem variações da iluminação ao longo do dia, conforme a variação da Luz do Sol!

A reprodução da Iluminação Natural nos ambientes internos, minimiza alterações no Desempenho Cognitivo, na Produtividade, na Qualidade do Sono, no Humor e Disposição, dentre outras alterações que podem surgir em ambientes sem luz natural ao decorrer do tempo e se refletem no Desempenho das Atividades e na Saúde de seus usuários.

Foto por Jonathan Borba em Pexels.com

Outras soluções podem ser aplicadas com Dutos de Iluminação Prismática, refletindo a luz natural por meio de espelhos no interior destes dutos, com a transmissão da luz do sol aos ambientes, a uma distância de até 15 metros, com diâmetro e a quantidade de dutos, calculados conforme a quantidade de luz necessária para cada atividade, em relação a superfície de trabalho (Iluminância).

Foto por cottonbro em Pexels.com

A presença da Luz Natural nos ambientes está relacionada além da Qualidade da Iluminação, com a importantíssima Qualidade do Ar interno e o Conforto Térmico, indispensáveis para a Saúde e Qualidade de Vida!

Um Fator muito importante:

“A Iluminação tem efeito sobre as Emoções e causa diferentes Sensações, influencia Comportamentos e Relacionamentos, conforme sua aplicação nos ambientes.”

Iluminação nos Ambientes:

LUZ QUENTE – LUZ NEUTRA – LUZ FRIA

Foto por Valeria Boltneva em Pexels.com

Encontramos uma enorme variedade de opções para escolha das Fontes Luminosas e adequada Iluminação:

Temperatura de Cor, Potência e Quantidade Luminosa, emitida (Lumens) e na superfície (Lux). Qual a melhor escolha para nossos ambientes?

Dicas de iluminação ambiente no próximo post:

“Como a Iluminação influencia na Saúde e Qualidade de Vida II”

“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!”

Tânia Fróes

Imagem: HBC PRO
Foto por Foxlux em https://www.foxlux.com.br/blog/dicas/as-unidades-de-medida-da-luz/

Deixe um comentário