
A Construção Saudável implica em várias responsabilidades, incluindo o estudo das soluções mais favoráveis para cada projeto:
- aplicação de materiais ecológicos;
- aplicação de sistemas sustentáveis;
- conforto ambiental térmico e acústico;
- menor geração de carbono para o meio ambiente;
- uso de energias renováveis;
- ergonomia;
- acessibilidade total e inclusão social;
- paisagismo produtivo;
- alvenaria externa e interna conforme a Zona Bioclimática;
- dentre outras práticas em benefício das Pessoas e do Meio Ambiente.
A Arquitetura Saudável tem como foco projetar para o Ser Humano, aplicando práticas Saudáveis para as Pessoas e para o Meio Ambiente!

A aplicação de todos estes conceitos leva a seus habitantes, sejam moradores ou trabalhadores, uma experiência de Bem Estar, de modo que possam usufruir de todo conforto que o ambiente saudável proporciona.

As qualidades da Construção Saudável trazem funcionalidade aos espaços e inspiram para maior criatividade, com o melhor desempenho do potencial de cada um, levando benefícios a todos.

O projeto da Construção Saudável visa a integração da saúde com o estilo de vida, resultando em design e layout funcionais, agradáveis em todas as tipologias de construção: residencial, comercial ou corporativa.
Os estudos iniciais no projeto saudável, são idealizados para que possa haver a integração entre as pessoas nos ambientes, ao mesmo tempo que atendam as necessidades do espaço, de modo que todos estejam nas melhores condições de conforto, levando bem estar e produtividade.

Este conceito se tornou tão relevante, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), identificou mais de 60% dos escritórios em todo o mundo e 30% das residências, que não se enquadram como Construção Saudável, sendo considerados Edifícios Enfermos, com potencial de causar prejuizos físicos e financeiros a seus usuários, empresas e ao meio ambiente.
Assim, vários outros estudos passaram a ser feitos sobre a Construção Saudável, visando o aprimoramento dos estudos e dos resultados obtidos, de modo a projetar o ambiente mais adequado possível, o objetivo da Arquitetura Saudável.

Aqueles que usufruem da Construção Saudável, sabem os benefícios que proporciona, oferecendo melhor qualidade de vida, melhor convivência entre as pessoas, maior produtividade e desempenho nas empresas, auto estima e saúde dos profissionais, melhor aproveitamento nos ambientes de escola e estudos, mais disposição e bom ânimo a todos, resultando numa vida melhor.
Por que o contato com a Natureza traz benefícios para as pessoas e por que está sempre presente na Construção Saudável? Detalhes no próximo post!
“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!”
Tânia Fróes
arquitechdesign.pro@gmail.com

