Todos os elementos que compõem um ambiente, interagem com seus habitantes de várias maneiras, podendo ser interações subjetivas (emoções) e biológicas (saúde):
Subjetivas:
- A forma do espaço e seu layout, o modo como se distribui, induzem a criação de hábitos dos seus usuários;
- A decoração, cores e estilo dos ambientes, transmitem impressões, algumas mais agradáveis, outras nem tanto e poderão influenciar a disposição e até o humor de seus habitantes;
- O estado de conservação de um ambiente, também impacta aos que nele convivem ou visitam: – se mal cuidado, com mofo ou objetos amontoados, traz impressão de algo errado, acendendo um sinal de alerta inconsciente; – quando em local harmonioso, bem tratado, com elementos da Natureza, traz sensação de conforto, de acolhimento, inspirando confiança e Bem Estar.
Interações Biológicas:
Como cuidamos da nossa saúde? Além da constituição genética, as escolhas de vida que fazemos, determinam em grande parte a nossa Qualidade de Vida:
- Pensamentos, Lazer, tipo de Alimentação, Atividades Físicas ou Sedentarismo e também o tipo de Ambiente onde convivemos e habitamos.
Com a evolução das cidades e principalmente nos grandes centros urbanos, a maior parte da população passa 90% do tempo em ambientes fechados e 1/3 da vida no interior dos quartos de dormir, o que requer atenção.
Você sabe qual o grau de Saudabilidade dos seus ambientes? Podemos fazer esta avaliação!
Seguem os pontos mais importantes da construção, que devem ser bem aplicados para garantir o melhor potencial do seu organismo:
- Iluminação: luz natural e quantidade e qualidade da luz artificial;
- Instalação hidráulica;
- Materiais dos acabamentos e revestimentos;
- Instalação Elétrica;
- Qualidade do Ar Interno;
- Conforto Térmico e Acústico;
- Elementos da Natureza;
- Manutenção;
- Produtos consumidos e aplicados no ambiente;
- Interação Social e Atividades.
“Arquitetura é Coisa para Ser Vivida!”
Lúcio Costa
Os Ambientes Construidos devem ser edificados de acordo com os parâmetros de Saudabilidade, já estudados e comprovados cientificamente desde meados do século passado. Estes vem sendo aplicados regularmente, principalmente nos paises do Hemisfério Norte e Oceania, com amparo da Legislação Internacional.
No Brasil este conceito vem se difundindo há alguns anos, com adesão crescente a partir de 2018 e recentemente, alavancado pela conscientização da importância do cuidado com a Saúde para uma vida plena, resultando em maior Qualidade de Vida e Gente Feliz!
“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!
Tânia Fróes
arquitechdesign.pro@gmail.com






Muito bom o conteudo!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Que bom ter gostado!
CurtirCurtir