
A qualidade do ambiente interno influencia a todos, atuando em especial sobre a saúde e o comportamento das crianças, que tem a sensibilidade cada vez mais desenvolvida.
Os ambientes onde passamos muito tempo, como o Quarto de Dormir e o Escritório ou a Sala de Estar, merecem uma atenção especial em relação a todos os elementos que o compoem.
Desde o primeiro momento para a concepção do espaço, deve se ter em mente o conjunto do ambiente a ser projetado:
- o layout, o sistema construtivo, os materiais de revestimento e de acabamento, mobiliário, acessórios, tudo que faz parte da edificação e que irá atuar diretamente sobre a saúde e o emocional dos seus usuários.
No caso de um ambiente já construído, certamente existe um padrão estabelecido em relação a todos estes fatores, interagindo na vida de seus habitantes.
Mas não se preocupe, é possível avaliar e corrigir estas interferências. Na maioria das vezes, pequenas intervenções trazem grandes resultados, que podem ser verificados dentro de alguns dias.
Alguns sintomas decorrentes da composição do ambiente são:
- irritação dos olhos e da garganta
- dor de cabeça e tontura
- enjoo e náuseas
- dificuldade de respirar
- coceira e ressecamento da pele
- dificuldade de concentração, estafa, fadiga
- insônia
- dentre outros problemas de maior gravidade
Prevenção é melhor do que cura!

Alguns cuidados na escolha dos materiais aplicados em todos os cômodos e espaços da família, mas principalmente ao preparar o quarto do seu bebê, merecem atenção:
- quanto ao mobiliário, a pintura ou revestimento, os brinquedos, acessórios, roupas de cama, de banho e de uso pessoal, os produtos de higiene e tratamento, incluindo os produtos de limpeza do ambiente.
- vale ainda um cuidado especial ao decidir pela compra de eletroeletrônicos, como babás eletrônicas, aparelhos de ar condicionado e outros utilitários, que devem ser selecionados e posicionados de modo a não emitirem campos eletromagnéticos na proximidade dos locais de longa permanência.

Crie espaços com orientação profissional especializada!
Tânia Fróes
Arquiteta e Geobióloga, certificada pelo Healthy Building Certificate!
