Compostagem, uma prática Saudável e Sustentável

            De modo simples e econômico, podemos aprender como separar os resíduos orgânicos em casa e com eles fazer uma composteira doméstica, reduzindo a quantidade de resíduos que serão descartados no meio ambiente e ainda gerar húmus, matéria orgânica rica em nutrientes que auxiliam no cultivo de plantas e alimentos livres de agrotóxicos.

           Os métodos mais praticados são por Compostagem a Seco ou por Vermicultura, este com resultados mais rápidos. Veja como pode ser preparado:

Composição geral

1 - Composteira doméstica com minhocas

Foto 1 : SUSTENTAREA – Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável

 

Dicas de manutenção

2 - O que pode colocar na composteira

Foto 2: SUSTENTAREA – Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável

 

Mantendo as minhocas saudáveis

3 - Cuidados com as minhocas

Foto 3: SUSTENTAREA – Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável

 

           Segundo uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizada em 2012, 51% dos resíduos domiciliares geram mais de 90 mil toneladas de resíduos orgânicos todos os dias. Em pesquisa de agosto de 2020 o lixo gerado chega a 270 mil toneladas, o que equivale a 135 mil toneladas de resíduos orgânicos. E na maioria das vezes, esses resíduos são destinados a aterros e lixões, gerando aumento nas emissões de gases do efeito estufa, além da poluição do ar, do solo e da água.

               Por este motivo, com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, é indicado que a fração úmida dos resíduos orgânicos seja tratada por meio de compostagem para assim, evitar custos e diminuir a poluição gerada pelo transporte até o local de tratamento do lixo.

            Uma das maneiras de compostar a matéria orgânica é utilizando as minhocas. Elas já fazem isso há milhões de anos dentro do solo, sendo uma técnica cada vez mais difundida no Brasil.

            O húmus da minhoca é um adubo orgânico com grande poder de fertilização para plantas e hortas, gerando alimentos saudáveis, que podem ser consumidos livremente por estarem livres de agrotóxicos.

             E lembrando que um minhocário bem cuidado diariamente não emite mau cheiro nem chorume.

             A Compostagem pode ser feita com caixas apropriadas, disponíveis no mercado por alguns fabricantes:

Contentor Trapp

                                                    Contentor Trapp – 435 litros

Comp 2

                                                    Contentor Humi – 45 litros

             Outra possibilidade, é pela compostagem feita por contentores industriais, para uso doméstico e comercial, disponíveis também em pequenas dimensões.

              Por exemplo, a Compostagem elétrica para uso doméstico da Trasix, modelo Decomposer 2, para compostagem diária de até 5,5kg de resíduos orgânicos em dimensões reduzidas (40cm x 40cm x h=78cm).  Disponível em http://www.trasix.com.br

composteira-modelo-750

                                                         Decomposer Trasix

           Um fato já comprovado, que as composteiras caseiras fomentam uma alimentação mais saudável, devido a origem de alimentos orgânicos, frescos e variados. Além disso, o planeta agradece a redução de resíduos sólidos, que tanto prejudicam o meio ambiente.

             Uma ótima iniciativa para ser aplicada em residências e condomínios com benefícios para a saúde de todos e o equíbrio do Planeta!!!

                                                     Tania Fróes

                         Arquiteta certificada Healthy Building Certificate – HBC- PROpro eng

Deixe um comentário