
Em meio à crise em diversos setores, atingindo também a Construção Civil, devemos repensar velhas práticas e sair em busca de alternativas!
O que pode trazer menor despesa com maior benefício? Algumas Empresas já encontraram boas soluções e o melhor, já estão disponíveis no mercado!
Uma pausa para analisar o novo e nos surpreendemos com as tecnologias inovadoras!
OBS:
Insulating Concrete Forms (ICF) é um sistema construtivo de paredes autoportantes de concreto armado que utiliza fôrmas perdidas termoacústicas, feitas de poliestireno expandido (EPS) de alta densidade (26 kg/m³).
Este Sistema Construtivo é amplamente utilizado em vários países da Europa e América do Norte, hoje vem sendo utilizado por algumas empresas no Brasil e apresenta resultados promissores!
O sistema é popularmente conhecido em todo o mundo pelas características aliadas do processo de certificação LEED do Green Building Council e PROCEL do INMETRO.
Conheça alguns trabalhos atuantes no mercado:
ICF Construtora: http://www.icfconstrutora.com.br/sistema-construtivo-icf/conheca-o-sistema
Emmedue:
https://www.youtube.com/watch?v=ptYFb5_O-8M
ARXX:
O Sistema Construtivo em ICF:

Os sistemas construtivos sustentáveis têm como objetivo básico, tornar a obra mais correta ambiental e socialmente, com custos mais acessíveis. A construção civil, hoje é responsável por mais de 50% dos impactos ao meio ambiente. Desta forma a necessidade de construir sustentavelmente é cada vez mais importante, pois temos que continuar desenvolvendo nossa sociedade, sem impactar no desenvolvimento das futuras gerações.
Para alcançarmos este objetivo, precisamos fazer uso de sistemas construtivos de avançada tecnologia, que proporcione alta produtividade, excelente qualidade, custos acessíveis, respeitando os envolvidos no processo da construção e com o menor impacto ambiental possível.
Assim, analisando o sistema ICF. O que é o ICF?
É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido (conhecido em Portugal como esferovite), que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando as paredes exteriores dos edifícios.
Este sistema junta um material de alta resistência, o betão armado, entre duas camadas de 65 mm de EPS, material de elevada capacidade isolante. Esta combinação cria uma parede com propriedades de excepção, com especial destaque para o elevado isolamento térmico e acústico e a superior resistência estrutural. Originalmente desenvolvido no Canadá, e muito usado nos EUA, os sistemas ICF têm sido utilizados com sucesso em todo o mundo há mais de 30 anos. Dezenas de milhares de edifícios foram construídas com sistemas ICF nos Estados Unidos, Canadá e no norte da Europa, devido ao excelente isolamento térmico que proporcionam e consequente poupança energética.
A utilização do sistema ICF e o de painéis monolíticos, sem gerar entulho, com aplicação de Monômero de Estireno, com expansão por vapor d’água.
O EPS, conhecido por muitos por ISOPOR, é resistente, impermeável, leve, limpo e termo acústico, o que lhe confere perfeitas características para sistemas construtivos sustentáveis.
Sobre a fundação, são montadas as paredes em blocos, ou painéis em EPS, que proporcionam altíssima resistência e produtividade, além de excelentes características termo acústicas, o que possibilita conforto ambiental e economia. Assim, obtem-se a climatização dos espaços, podendo atingir até 40% de economia nos custos de energia elétrica normalmente utilizada para estes fins.
Painéis EPS:
Os painéis de EPS, chamados de painéis monolíticos, consistem do mesmo material dos blocos, envoltos por malha de aço galvanizado, que depois de revestidos, formam uma estrutura de argamassa armada de alta resistência, similar a de uma laje, porém em posição vertical. A malha de aço da face externa é interligada à malha de aço da face interna por uma estrutura de aço galvanizado eletro soldada, conferindo grande estabilidade, caracterizando uma estrutura única para a edificação. Deste modo, recebe a denominação de painel monolítico.
Isolamento Térmico e Acústico
A estrutura funciona perfeitamente, atendendo tanto apoio como isolamento: em suma, a espessura e a densidade do painel pode ser personalizada de acordo com o isolamento específico de sua escolha. Além disso, a base de EPS desenvolve continuamente para todas as superfícies que formam o envelope de construção, sem ponte térmica. Por exemplo, uma parede com uma espessura de cerca de 15 cm tem um acabamento de isolamento similar ao de uma parede de alvenaria isolados cerca de 40 cm, o que significa vantagens óbvias de um maior espaço útil. A eventual combinação com materiais absorventes de som (como drywall, cortiça, fibra de coco, lã de rocha, etc …) otimiza o isolamento das paredes e estão em conformidade com os regulamentos de ruído mais rigorosas.
Resistência ao Terremoto
Testes de laboratório realizados em um painel protótipo em escala real das casas têm demonstrado que a estrutura suporta, sem danos, os terremotos de acelerações sísmicas muito mais elevadas do que as previstas por lei.
As estruturas construídas com os painéis de EPS são muito leves, portanto com uma massa sísmica reduzida, e ao mesmo tempo rígido, graças a duas camadas de comportamento cooperante gesso armado que desencadeiam uma caixa em forma de “concha” de toda a estrutura.
Eficiência Energética
Este sistema reduz o consumo de energia e melhora o conforto térmico devido a presença do poliestireno e nenhuma ponte térmica e funis isolados dentro dos painéis.
Desta forma proporciona uma melhora significativa do conforto térmico no interior dos edifícios, reduzindo drasticamente o consumo de energia e as estratégias destinadas a promover o desenvolvimento sustentável, tanto que por análises realizadas em um protótipo e evidenciadas que é reduzido em cerca de 60% a produção de CO2 comparativamente com a construção tradicional.
Resistência a Carga
Testes de laboratório realizados em diferentes partes do mundo, têm destacado a alta resistência à carga de painéis de EPS. Por exemplo, testes de compressão com carga centrada realizado em um único painel acabado,de 270 cm de altura, suporta uma carga máxima duram até 1530 kN / m.
Resistência ao Fogo
A qualidade do poliestireno expandido usado em nossos painéis e auto-extinção, também acaba por ser perfeitamente confinado por camadas de revestimento de concreto armado os lados do painel e evitar a combustão. A resistência ao fogo dos painéis foi verificada em testes realizados em laboratórios diferentes. Por exemplo, uma parede feita com PSM80 painel providenciou uma resistência ao fogo Conf 150 e devolvido à classe para a qual Conf 120. isto significa que durante 150 minutos, o painel é estabelecido e comprovado R = e = resistente à passagem do fogo e do fumo, I = isolamento.
Resistência a Explosão
Já foi realizada uma série de testes de resistência às explosões dos diferentes tipos de painéis preenchidos com diferentes tipos de concreto de alta resistência. Teste desenvolvido usando um explosivo potente, numa câmara de teste otimizado para produzir uma onda de choque uniforme na face dos painéis. Os painéis de EPS superaram com êxito todos os testes, com uma sobrepressão de explosão atingindo 29,5 ton/m2.
Acessibilidade
Com painéis de EPS se alcança melhor desempenho do que com os produtos tradicionais, sendo muito mais eficientes e econômicos, apresentam menor consumo de água, menos desperdício de material e maior velocidade na execução da obra.
Na verdade, podemos dizer que uma estrutura feita com o sistema de construção em EPS custa cerca de 30% * a menos que uma estrutura tradicional de desempenho similar.
Rápida Instalação
Inúmeras experiências realizadas nas mais diversas condições, em diferentes países do mundo e com diferentes trabalhadores, demonstraram uma redução significativa no tempo de realização da construção, comparados com aqueles feitos com os sistemas tradicionais.
O uso de um produto industrial que otimiza a seqüência da montagem, reduz o tempo de operacionalidade do funcionário, podendo alcançar redução em até 40% de horas de trabalho.
Isolamento de Campos Eletromagnéticos

Suas propriedades químicas também atuam como barreira isolante dos Campos Eletromagnéticos, tão prejudiciais para a saúde e cada vez mais incidentes no interior dos nossos ambientes.
COMPARE O MÉTODO TRADICIONAL COM O SISTEMA EM EPS:
Na demonstração a construção de uma parede de 2.00×3.00 de total de 6.00 m².
|
ALVENARIA TRADICIONAL BRASILEIRO 01) Tijolo 19×19 cm 150 unidades. ENERGIA: HIDRÁULICA: CHAPISCO: REBOCO: VIGA E PILARES: HOMEM HORA: DESPESAS NÃO CALCULADAS: DESPERDÍCIO DE MATERIAL: |
PAINEL EPS:
01) Blocos de 12 cm de 2.00×3.00 ARGAMASSA: 01) Argamassa de 20 MPa, saco de 20 kg, ARGAMASSA SEM CHAPISCO: BENEFÍCIOS DO PAINEL EM EPS. SISTEMA CONSTRUTIVO EM EPS: DESPERDÍCIO DE MATERIAL: Chega a ser de 0,007% entre material e homens em canteiro do obra. |












