A prática da Manutenção Saudável para promover e manter a Qualidade de Vida nos ambientes, é aspecto primordial do Healthy Buiding Certificate/ Selo Casa Saudável e vai além da Manutenção Preventiva, ambas indispensáveis para o Bem Estar e a Harmonia nos ambientes construidos. Quando bem aplicadas, o resultado é a Saudabilidade física e financeira, com redução de despesas!
Dentre as principais regras desta técnica, se destacam:
“Aplicação de produtos quimicamente saudáveis, livre de elementos tóxicos” e “manutenção de todas as coisas em perfeito estado de conservação e funcionamento”.
É claro que isto inclui verificar os produtos utilizados e as instalações elétricas e hidráulicas da sua casa! E vale colocar que hoje em dia, estas despesas são as vilãs do orçamento!
Instalações antigas e sem manutenção corretiva, geram perdas desnecessárias e nocivas à sua vida pessoal e financeira!
Sabe aquele vazamento que não é solucionado porque não é visto todos os dias e não está lhe incomodando efetivamente?
A impermeabilização de lajes e fachadas, caso descuidadas, também causam infiltrações, que ao longo do tempo vão se desenvolvendo entre pisos e paredes, podendo chegar a causar danos até nos materiais de revestimento e na estrutura das edificações. Caso não tratadas dentro de algum tempo, levam à sua perda total!
Como exemplo recente, em 2010, quando houve a implosão do Hospital Clementino Fraga na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ.
(Foto: http://extra.globo.com/noticias/rio/implosao-do-hospital-do-fundao-793496.html, acesso em 07/09/2015)
Este Hospital foi construído em 1940 e sua utilização foi apenas parcial, com “esquecimento” da outra parte. O abandono e descaso levaram à ruína de sua estrutura. Caso lamentável, além do desperdício pela obra de alto custo, também pela falta de leitos hospitalares, problema crítico na cidade durante todos estes anos.
(Foto: http://www.rioquepassou.com.br/2010/12/17/hospital-universitario-clementino-fraga-demolicao-do-inconcluido/, acesso em 07/09/2015)
E aquele curto, que gera pequena fuga de energia elétrica, mas o reparo fica sempre para depois?
Pode ter certeza de que o pouco, a cada hora e a cada dia, somados no final do mês, fazem a conta crescer muito além do imaginado e se considerarmos que durante um ano se multiplicam,…é muito prejuízo!
Sem contar que esta fuga de energia gera um campo eletromagnético no ambiente, podendo causar alterações biológicas em seus ocupantes, que acarretam distúrbios e até doenças ao longo do tempo.
(Fotos: interior residencial em Condominio Panorama I, em 04 /02/2015)
Um pequeno ponto de infiltração se expande, às vezes bem devagar, mas causando estragos e prejuízos!
E a umidade instalada, pode gerar fungos, mofo e bolor no ambiente, com possíveis problemas respiratórios e alérgicos decorrentes aos seus usuários.
(Fotos: http://www.habitissimo.com.br/orcamentos/sao-paulo/sao-paulo/infiltracao-teto-de-banheiro-e-cozinha-vindo-de-apto-superior, acesso em 07/09/2015)
Um fio dágua escorre pelo azulejo e se não identificado e logo sanado, o problema se multiplica. Os estragos causados e a conta d’água crescem muito mais!
A teoria tem base lógica, mas é comprovada na prática e recentemente divulgada em Rede Nacional no programa Bom Dia Brasil, em 03/09/2015:
Para complementar, temos um forte aliado para a preservação da nossa saúde física e financeira, além do cuidado indispensável com as edificações:
“ABNT publica Norma de Desempenho 15.575– Desempenho de Edificações Habitacionais”
“A Norma passa a vigorar no dia 19 de julho de 2013, ou seja, após 150 dias da sua publicação, podendo ser exigida a partir desta data nos projetos que forem protocolados para aprovação nos órgãos públicos”.
Fonte: http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/position-papers/nbr-15575-norma-de-desempenho, acesso em 20/05/2013)
O cuidado com a manutenção predial começa pela conservação dos telhados e impermeabilização de lajes e fachadas!
As instalações internas também precisam estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Para ajudar na sua manutenção, a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais – ABNT 15.575, orienta em relação à Vida Útil de todos os sistemas que a compõem.
Em vigor desde 19 de julho de 2013, 150 dias após sua publicação, as construtoras, engenheiros e arquitetos, devem fornecer manual com a relação de todos os materiais empregados e sua respectiva vida útil. Estas informações também ficam valendo para os síndicos e administradores de condomínios, que passam a ser responsáveis civil e criminalmente, pelo perfeito funcionamento e garantia da segurança predial.
Vamos cuidar da Manutenção Saudável e Preventiva das nossas Edificações!
As práticas do Healthy Building Certificate / Selo Casa Saudável, garantem equilíbrio financeiro, promovendo a Saúde e Bem Estar!!!!
“A Arquitetura Saudável Cuida de Você!”
Tânia Fróes
arquitechdesign.pro@gmail.com
Em parceria com Impacto Manutenção Predial:









