Curtindo o lanche da tarde:
Uma outra sugestão para um lanche delicioso e saudável é fazer Cuscuz!
Fácil agradar com um prato leve e ainda mais saudável, feito sem adição de lactose, sem glúten e com as magníficas propriedades do coco! Um sucesso!
Receita de Cuscuz:
Ingredientes:
250 gr de tapioca granulada
1 litro de água de coco
250 ml de leite de coco
100 gr de coco ralado grosso e fresco
50 gr de coco ralado fino, fresco ou desidratado
Adoçar à gosto
3 cravos da Índia
Modo de fazer:
Leve os ingredientes ao fogo em panela grande, reservando um pouco do coco ralado grosso para finalizar. Siga mexendo sem parar, para não grudar no fundo da panela e até que engrosse bem (com a tapioca cozida).
Retire do fogo, retire os cravos, coloque em refratário e polvilhe o coco reservado na superfície.
Deixe esfriar e leve para gelar por ao menos 3 horas.
Este prato é muito versátil, ficando ótimo quando servido no lanche ou como sobremesa!
Na composição energética, a tapioca é um elemento neutro, equilibrado e o coco tem características Yin (sedativo), enquanto o cravo é Yang (revitalizante). Assim este prato fica bem equilibrado.
(foto: reprodução)
Benefícios do coco:
A medicina Ayurveda reconhece as propriedades do coco e o usa há mais de 4.000 anos em suas diversas formas para tratar uma variedade de problemas de saúde e nutrir o corpo. O coco possui propriedades medicinais para combater abscessos, afecções respiratórias, angina, asma, artrite, bronquite, cistite, colesterol alto, cólicas abdominais, desnutrição, diarreias, dores comuns, falta de apetite, febre, icterícia, inflamação do canal da uretra, irritações gastrointestinais, pele seca e danificada, tosse, úlceras gástricas, dentre outros.
O coco é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão deficiente e a baixa densidade óssea.
Também possui ácido láurico, substância que confere ao leite de coco propriedades contra fungos, vírus e bactérias. É ótimo para combater infecções e auxiliar na digestão. Apesar do fato do leite de coco conter gorduras saturadas, também ajuda na perda de peso. A gordura do leite de coco é composta de ácidos graxos de cadeia média, que fazem com que o corpo converta o leite de coco em energia ao invés de armazená-lo como gordura.
O coco, quando consumido em quantidades moderadas, não causa efeitos colaterais.
Água de coco
A água de coco é o líquido doce hidratante encontrado dentro do coco fresco, que não pode ser confundido com o óleo de coco. Além de açúcares naturais, a água de coco possui um conjunto composto de vitaminas e minerais, o que a torna uma bebida saudável. A água de coco é rica em potássio, cloretos, cálcio e magnésio, e possui uma pequena quantidade de sódio, açúcar e proteínas, sendo livre de gordura. Embora o conteúdo mineral permaneça praticamente constante, o açúcar e as concentrações de proteína aumentam à medida que a fruta amadurece.
O gosto da água de coco varia de acordo com a maturidade do coco. A água verde (côco imaturo) é considerada como a melhor em sabor e qualidade. A água do coco maduro não é tão saborosa quanto a do coco verde.
A água de coco contém uma variedade de nutrientes, bem como minerais que vêm diretamente do mar. Os coqueiros crescem abundantemente na maior parte dos trópicos. Mesmo as pequenas ilhas mais remotas do mundo possuem cocos, vez que cocos que boiavam no mar chegaram a tais ilhas. Muitas vezes, a água de coco é o único líquido potável disponível, recebendo por esse motivo o apelido de “água da vida”, vez que já houve inúmeros relatos de náufragos que sobreviveram bebendo a água do coco.
Óleo de coco beneficia a pele:
O óleo de coco é comprovadamente benéfico para pele seca e danificada, seja para deixar a pele com aspecto mais saudável, seja para auxiliar na cicatrização. Também é um excelente remédio natural para queimaduras, cortes contusões e até mesmo para a recuperação (cicatrização) de ossos quebrados. O óleo de coco constitui uma barreira protetora para manter a umidade e penetrar nas camadas mais profundas da pele para ajudar a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. O óleo de coco é facilmente absorvido na pele, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Também ajuda na esfoliação da camada externa de células mortas da pele, tornando a pele mais lisa.
Óleo de coco favorece o emagrecimento:
Os estudos relacionados aos benefícios do óleo de coco para a saúde do coração ainda não são conclusivos. Durante a década de 1980 a American Heart Association (Associação Americana do Coração) declarou que o óleo de coco saturado era rico em gordura prejudicial para a saúde cardiovascular. Outras pesquisas publicadas posteriormente afirmaram que a gordura do óleo de coco é diferente de outras gorduras saturadas, vez que é composto por ácidos graxos de cadeia média, ou seja, óleos vegetais, como de coco, abacate, amendoim e outras fontes vegetais que são considerados muito mais saudáveis que outras gorduras saturadas de origem vegetal.
O óleo virgem, feito a partir de cocos frescos são as melhores opções de cosméticos e suplementos alimentares. O óleo de coco adicionado a dietas aumenta a energia, equilibra os hormônios e estimula a glândula tireóide. De igual forma, o óleo de coco aumenta a atividade do metabolismo, ajudando a liberar energia e promover a perda de peso. O óleo de coco pode ser usado para fritar alimentos.
Benefícios do leite de coco
O leite de coco é um ingrediente comum na culinária de países do Caribe, Tailândia, Sri Lanka e sul da Índia. O leite de coco é rico em vitaminas e minerais essenciais. Também é uma fonte rica de vitamina A e E, potássio e cálcio. Pode ser um substituto para o leite sem lactose, além de poder ser usado na panificação e facilmente usado no preparo de cereais, temperos, sopas e doces.
Além disso, o leite de coco é bom para a saúde da pele e dos cabelos. É amplamente utilizado como base em muitos cosméticos e produtos naturais, tais como óleos de cabelo e hidratantes de pele.
Fonte: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/coco-beneficios-propriedades.html, acesso em 31/08/2015


