Visitando a Casa Cor 2015 em SP – Parte IV

Vivendo com melhores recursos e menores custos: 

Percorrendo os setenta ambientes expostos no Jockey Club de São Paulo, sede da mostra, foi possível contemplar as soluções de profissionais renomados na idealização de jardins, suítes, salas de banho, livings, salas de jantar, espaços comerciais, escritórios, dentre outros, em grande mostra de arte e design nacional, no tema brasilidade.

Pau a Pique

Pau a pique sofá

(Pau a Pique de Roberto Migotto, fotos: Edu César)

Nos diversos ambientes, a tendência de soluções em áreas de convívio, como praças, salas e cozinhas amplas, aparecem em destaque como momento de “compartilhar”, priorizando a preocupação global com o meio ambiente.

Espaço Gourmet

25-cris-komesu-espaco-gourmet-erica-salgueiro

(Espaço Gourmet de Érica Salgueiro, foto: Cris Komesu)

Joalheria

Joalheria geral

Com inspiração na feminilidade, as designers de interiores criaram o espaço de 70 m², aplicando pastilhas de quartzo rosa no teto e bancada, além de lustre com pingentes em pedras brasileiras. As jóias são de Fabrizio Giannone.

Joalheria estar rosa

Joalheria rosa geral

Joalheria bancada quartzo rosa

O tema brasilidade, aparece no painel de madeira com estampa em forma de mandalas no tema “Rendas do Brasil”.

Joalheria mezzanino rosa

Joalheria teto rosa

(Joalheria por Adriana Scartaris e Semara Brito, fotos: Cris Komesu e Ceyen)

Destaque para o revestimento do teto e mezanino em pastilhas de quartzo rosa e iluminação de LED.

Jardim das casas 

-jardim-das-casas-chris-pierro-01

(Jardim das casas por Cris Pierro, foto: Cris Komesu)

Os visitantes percorrem caminho cercado por folhagens cheias de texturas e espécies tropicais no jardim da paisagista Chris Pierro para chegar a várias casa projetadas para a Casa Cor.

Jardim do Semiárido

Jardim interno

53-cris-komesu-jardim-do-semiarido-marcelo-faisal

Jardim sustetável

(Jardim do Semiárido, por Marcelo Faisal, fotos: Cris Komesu e Ceyen)

Inspirado no famoso jardim da Dinda, ou Jardim da Dilma, foi também batizado como Jardim dos sertões ou Jardim Semiário pelo paisagista e carrega uma crítica social, política e econômica, pela crise hídrica e econômica vivida atualmente.

Projeto 100% sustentável, com reúso de madeira e de outros materiais, com total permeabilidade do solo, emprego de espécies vegetais que necessitam de pouca água e de baixa manutenção, totalmente funcional.

Jardim H2O

Jardim H2O

Degraus jardim interno

Jardim H2o

(Jardim H2O, por João Jadão e Juliana Freitas, fotos: Cris Komesu e Ceyen)

Os paisagistas tiveram inspiração deste projeto na releitura do selecionado para o Festival Internacional Jardins Ponte de Lima, em Portugal, esperando o despertamento da consciência para o uso racional da água. Assim, o espaço conta com plantas de baixa necessidade hídrica, como Dracenas e Palmeiras de pescoço marrom, além de irrigação automática inteligente, pisos drenantes da Braston, pórtico e pergolado da Serralheria Gatai e projetores de LED.

Jardim do Lounge

Jardim do Lounge(

(Jardim do Lounge por Bia Abreu, foto: Cris Komesu)

A paisagista privilegiou a flora brasileira, com plantas tropicais e aplicação de detalhes em tijolinhos e seixos verdes. Como elementos complementares, cerâmica italiana, pérgola de madeira ecológica e alguns vasos de cimento ao fundo.

Jardim das Sensações

30-gabriel-inamine-jardim-das-sensacoes-fernanda-pereira-de-almeida-01

30-gabriel-inamine-jardim-das-sensacoes-fernanda-pereira-de-almeida-02

(Jardim das Sensações, por Fernanda Almeida, foto: Gabriel Inamime)

Ao redor da Casa Container, o jardim perfuma o ambiente com alecrim, manjericão, pimentas e lavandas, além de espécies selecionadas que proporcionam sensações agradáveis a quem passa, com a Beaucarneas, a Moréia Variegata, Viburnum e Phormiuns.

Jardim de Outono

20-gabriel-ijardim-de-outono-daniel-nunes-04 (1)

(Jardim de Outono, por Daniel Nunes, foto: Gabriel Inamine)

O jardim apresenta espécies típicas do Outono, época em que acontece o evento Casa Cor em São Paulo. A seleção resulta em ambiente delicado, cheio de vida e texturas, com a força da estação.

Ateliê do Enxoval

Atelier do enxoval recicláveis

59-cris-komesu-atelier-do-enxoval2

(Ateliê do Enxoval, por Mayara Clá e Natasha Haddad, foto: Cris Komesu)

Um Studio em 38m2, com integração dos ambientes, uma tendência forte no mercado e traz aplicação de objetos em tons neutros e confeccionados em material reciclável, como as poltronas de papelão da 100’t e os pufes do renomado designer Sérgio J. Matos, finalista ao Prêmio Objeto Brasileiro em 2010. Demonstram elegância com sustentabilidade.

Concluindo, os profissionais da área de Arquitetura, Paisagismo e Design de interiores, trouxeram soluções que não agridem a natureza, seja em jardins com espécies que necessitam de pouca água, revestimentos rústicos, reproduzindo texturas naturais de madeira e minerais, com peças de estilo produzidas com material reciclável e a utilização da iluminação de LED, demonstrando o conforto e beleza em soluções sustentáveis, com economia de água e energia elétrica.

O próximo post, ainda sobre a Casa Cor, numa visão de conjunto das propostas e inovações!


Deixe um comentário